metropoles.com

Cenário local atrapalha negociação de três partidos com PSB

A sigla socialista se tornou alvo de cobiça por presidenciáveis após desistência de Joaquim Barbosa de concorrer nas eleições

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Santa Rosa/Especial para o Metrópoles
Ciro Gomes dá entrevista ao Metrópoles. Ele usa terno e faz expressão de surpresa - Metrópoles
1 de 1 Ciro Gomes dá entrevista ao Metrópoles. Ele usa terno e faz expressão de surpresa - Metrópoles - Foto: Vinícius Santa Rosa/Especial para o Metrópoles

O cenário eleitoral em São Paulo, Minas Gerais e Pernambuco dificultam as negociações de três presidenciáveis e seus respectivos partidos com o PSB: o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), do ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB) e do PT — que mantém a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, preso e condenado pela Operação Lava Jato. A sigla socialista passou a ser cobiçada por diversos presidenciáveis após a decisão do ex-ministro Joaquim Barbosa de não disputar a eleição.

Dirigentes do PSB foram procurados por interlocutores de pelo menos três presidenciáveis. O líder nacional da legenda, Carlos Siqueira, encontrou-se com os dirigentes do PDT, Carlos Lupi; do PT, a senadora Gleisi Hoffmann (PR); e do Podemos, a deputada federal Renata Abreu (SP). Nas conversas, o partido avisou que vai considerar o alinhamento político e programático e a convergência nas alianças nos estados.

“São conversas iniciais para podermos tomar decisão com pé no chão mais para frente. O que está sendo avaliado é uma identidade política e como esse partido pode colaborar com os projetos regionais do PSB”, disse o ex-governador do Espírito Santo e secretário-geral do PSB, Renato Casagrande. Ele esteve nas negociações.

Em Pernambuco, sétimo maior colégio eleitoral do Brasil, a reeleição do governador Paulo Câmara é prioridade para o PSB. Para isso, a legenda quer o apoio do PT, que condiciona a negociação ao suporte do PSB a Lula no plano federal. A contrapartida é considerada “fatura muito alta” dentro da legenda. Em Minas, PT exige apoio à reeleição de Fernando Pimentel, mas o PSB também é cobiçado pelo PSDB.

PSB e PSDB também negociam aliança em São Paulo. O governador Márcio França (PSB) sonha em ter apoio a Geraldo Alckmin. As negociações do PSB com PSDB e PT preocupam o ex-ministro Ciro Gomes, que tenta trazer a legenda para a vice de sua chapa.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?