metropoles.com

Celso de Mello nega recurso de Lula para suspender decisão do TSE

Decisão foi tomada minutos depois da substituição do nome do ex-presidente por Fernando Haddad como cabeça de chapa na coligação petista

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
MICHAEL MELLO/METRÓPOLES
celso de mello
1 de 1 celso de mello - Foto: MICHAEL MELLO/METRÓPOLES

O ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou, nesta terça-feira (11/9) pedido da defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para suspender a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que rejeitou o registro da candidatura do ex-presidente à Presidência da República.

Decisão Celso de Mello by Metropoles on Scribd

A decisão foi tomada logo após o PT substituir na chapa que concorrerá ao cargo, o nome de Lula pelo o de Fernando Haddad, ex-prefeito de São Paulo.

No recurso, os advogados de Lula pediam que a Corte suspendesse o prazo de substituição dado pela Justiça Eleitoral, até o julgamento do recurso extraordinário que contesta a decisão da Justiça Eleitoral, tomada. Os advogados pretendiam adiar o prazo dado pela Justiça, que terminou nesta terça, e seguir a data limite, válida para todas as demais candidaturas, de 17 de setembro.

“É imperiosa a concessão deste pedido de tutela de urgência, ou o direito perecerá, privando a Suprema Corte de enfrentar a questão constitucional reconhecida como relevante pela ministra Rosa Weber. Também Lula estará privado do legítimo direito de ver sua pretensão julgada em tempo efetivo; privando a população de ter a certeza, ou não, de que a candidatura deste requerente (desejada por mais de 40% da população) era, ou não viável”, sustentam os defensores do ex-presidente.

Ainda se espera decisão de outro recurso, apresentado pela defesa de Lula, contra a decisão do TSE barrando sua candidatura. O recurso foi admitido pela presidente TSE, Rosa Weber, na noite de domingo e encaminhado na segunda ao STF.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?