metropoles.com

CCJ aprova dois nomes para ministro do Tribunal Superior do Trabalho

Comissão aprovou as indicações de Alberto Bastos Balazeiro e Amaury Rodrigues Pinto Junior, ambos primeiros colocados nas listas tríplices

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Felipe Menezes/Metrópoles
imagem colorida fachada TST - Metrópoles
1 de 1 imagem colorida fachada TST - Metrópoles - Foto: Felipe Menezes/Metrópoles

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal aprovou, nesta segunda-feira (5/7), as indicações de Alberto Bastos Balazeiro e Amaury Rodrigues Pinto Junior para os cargos de ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST). A indicação de ambos ainda carece de apreciação do plenário da Casa.

Balazeiro é membro de carreira do Ministério Público do Trabalho (MPT) e é o primeiro lugar na lista tríplice formada pela Corte e encaminhada pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Ele ocupará o posto em vaga destinada aos membros do MPT.

O indicado é mestre em Direito pela Universidade Católica de Brasília (UCB), com especialização em direito civil e direito processual civil pela Universidade Estácio de Sá. Formou-se em direito pela Universidade Católica de Salvador. É procurador do Trabalho desde 2008.

O nome de Amaury Rodrigues, por sua vez, integra lista tríplice que obteve o voto e o apoio da maioria absoluta dos ministros do TST em sessão realizada no dia 19 de abril de 2021. A vaga que ocupará é reservada a juízes oriundos de Tribunal Regional do Trabalho (TRT) e decorre da aposentadoria do ministro Márcio Eurico Vitral Amaro.

Juiz do TRT da 24ª Região, Rodrigues ingressou na magistratura em 1989 e foi promovido por merecimento para o cargo de desembargador em maio de 2001. Foi vice-presidente do órgão em duas oportunidades: nos biênios 2005-2006 e 2019-2020.

Atuou como vice-presidente do Conselho Nacional de Escolas de Magistratura do Trabalho, no biênio 2017-2018. Também foi presidente e corregedor do TRT da 24ª Região na gestão 2006-2008, quando também coordenou o Colégio de Presidentes e Corregedores dos Tribunais Regionais do Trabalho, em 2007.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?