metropoles.com

Caso Marielle: PT denuncia deputado Alberto Fraga ao MPF por calúnia

Partido protocolou nesta segunda (19/3) representação na Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão após postagem mentirosa de parlamentar

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
Alberto Fraga ccj da câmara
1 de 1 Alberto Fraga ccj da câmara - Foto: Michael Melo/Metrópoles

O líder do PT na Câmara dos Deputados, Paulo Pimenta (RS), entrou nesta segunda-feira (19/3) com uma representação na Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão do Ministério Público Federal (MPF) contra o deputado Alberto Fraga (DEM-DF). O petista exige apuração de crime de calúnia envolvendo as postagens do parlamentar sobre a vereadora carioca Marielle Franco.

Fraga utilizou sua conta no Twitter para criticar a vereadora do PSol-RJ assassinada junto com seu motorista, Anderson Pedro Gomes, na quarta-feira (14), no Rio de Janeiro. Na mensagem, publicada na noite dessa sexta (16), o parlamentar da “bancada da bala” chamou a política de “novo mito da esquerda” e a descreveu assim: “Engravidou aos 16 anos, ex-esposa do Marcinho VP, usuária de maconha, defensora de facção rival e eleita pelo Comando Vermelho”.

Reprodução/Twitter

Com a repercussão, o deputado resolveu apagar a conta do Twitter. Ao procurar o perfil do parlamentar na noite desse domingo (18), os usuários depararam-se com a mensagem: “Desculpe, mas essa página não existe!”. Fraga também fechou a conta no Facebook.

Na representação, o PT argumenta que, na mesma postagem, o deputado também teria acusado 46.502 eleitores da cidade do Rio de Janeiro de pertencerem à organização criminosa conhecida como Comando Vermelho (CV). “A calúnia lançada pelo representado estimula ataques e agressões de violência e discriminação a parcela expressiva da cidade do Rio Janeiro”, diz o documento.

Conselho de Ética
Pela postagem envolvendo a vereadora carioca, o deputado deverá enfrentar ainda uma representação no Conselho de Ética da Câmara protocolada pelo PSol. O documento, segundo o partido, está sendo redigido e deverá ser entregue ao colegiado.

Até a última atualização deste texto, a reportagem não havia conseguido contato com Alberto Fraga.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?