Carreiro participa de última sessão do TCU antes de assumir embaixada
Antonio Anastasia (PSD-MG), indicado ao tribunal pelo Senado, deve assumir em breve. Data da posse ainda não foi definida
atualizado
Compartilhar notícia
O ministro Raimundo Carreiro, do Tribunal de Contas da União (TCU), participou, na quarta-feira (26/1), da última sessão como membro da Corte antes de assumir a Embaixada do Brasil em Portugal. A vaga na Corte será ocupada pelo senador Antonio Anastasia (PSD-MG), nome aprovado pelo Senado Federal em dezembro.
Ainda não há, todavia, data da posse do novo ministro.
Carreiro, que foi secretário-geral da Mesa Diretora do Senado por 12 anos antes de chegar ao TCU, foi indicado e nomeado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) para o cargo de embaixador do Brasil em Portugal. Ele deve pedir a aposentadoria antecipada do cargo de ministro para tomar posse na nova função.
“Essa é a última sessão plenária na qual participo na condição de ministros. Aqui, nestes últimos 15 anos tenho me empanhado para cumprir da melhor maneira possível essa função deixo o tribunal para atender a convocação do presidente da República Jair Messias Bolsonaro que me nomeou para assumir a representação do Brasil em Portugal”, disse Carreiro, no início do discurso de despedida.
Segundo a assessoria do tribunal, ainda não há previsão de quando será publicado o ato de aposentadoria do ministro.
Anastasia, que assumirá o cargo em breve, foi eleito por 82 votos contra 19 de Kátia Abreu (PP-TO) e 7 de Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), que deixou a liderança do governo no Senado, após o resultado. Alexandre Silveira (PSD-MG) assumirá a vaga de Anastasia no Senado.
O tribunal possui nove ministros. As vagas são distribuídas entre indicações do Senado, da Câmara dos Deputados e da Presidência da República – três para cada. As vacâncias devem ser preenchidas de forma vinculada: a substituição de um ministro cabe a mesma instituição que o indicou.
Homenagens
A sessão foi marcada por homenagens a Carreiro.
“A discrição e a sobriedade que o caracterizam, ministro Carreiro, é marca dos homens públicos que alinham competência e dedicação, humildade e grandeza, e cujo brilhantismo está muito mais em gestos e ações do que em palavras”, afirmou o ministro Bruno Dantas, que presidia a sessão.
O ministro Vital do Rêgo, que assim como Carreiro e Anastasia foi indicado ao TCU pelo Senado, classificou Carreiro como um servidor público “exemplar”. “
Carreiro foi um exemplo para mim enquanto membro do parlamento brasileiro. Aqui no TCU, foi sempre um homem de conduta firme, leal e marcada pelo espírito público”, disse.