Carlos segue Renan, que não segue Jair… o Instagram do clã Bolsonaro
Tensões familiares na família do presidente Bolsonaro se refletem no Instagram. Primeira-dama tem relação conturbada com enteados
atualizado
Compartilhar notícia
Em seu terceiro casamento, com cinco filhos e uma enteada, o presidente Jair Bolsonaro (PL) vive uma situação familiar conturbada e repleta de intrigas. As discordâncias dentro do clã, embora pouco publicizadas, refletem-se no posicionamento de cada integrante nas redes sociais, em especial, no Instagram.
Do primeiro e mais longevo matrimônio, com Rogéria Bolsonaro, o chefe do Executivo federal teve três filhos: Flávio, Carlos e Eduardo, apelidados de “01”, “02” e “03”, respectivamente. Da segunda união, com Ana Cristina Siqueira Valle – envolvida nos escândalos de rachadinha na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) –, nasceu Jair Renan, o “04”.
Casado com Michelle Bolsonaro desde 2007, Bolsonaro teve uma quinta filha: Laura, hoje com 11 anos. Letícia Firmo, de 19 anos, fruto do primeiro casamento de Michelle, também mora no Palácio da Alvorada com o casal presidencial.
“A base de uma nação é a família. Não é fácil manter uma família. Muitas coisas acontecem, por vezes. Não é fácil lutar pela família”, disse Bolsonaro na Cantata de Natal realizada no Palácio do Planalto no último dia 9.
No Instagram, rede de compartilhamento de fotos e vídeos, o presidente não segue o “04”. O jovem de 23 anos é o único dos quatro filhos adultos do mandatário que não está na política. Há uma reciprocidade na relação, já que Jair Renan não segue o pai nem a “madrasta”. Ele acompanha os três irmãos.
Em agosto, ao responder perguntas de seguidores, Jair Renan disse não ver problema em namorar uma petista, ao que foi prontamente rebatido pelos irmãos. Flávio Bolsonaro disparou: “Tá de sacanagem 04??!!!!”.
Jair Renan é conhecido por ser “o pegador do condomínio”. O “título” foi dado quando Jair Bolsonaro disse que o filho seria o “pegador” do Vivendas da Barra, condomínio em que o presidente tem casa no Rio de Janeiro.
O “04” é empresário e diz que não vai entrar para a política. Ele também é conhecido pela sua influência nas redes sociais. Fora as “publis” e viagens, as postagens de Jair Renan são vídeos com dancinhas e selfies com seus variados looks.
Primeira-dama
Usuária cativa do Instagram, em que posta imagens do interior do Alvorada, ações sociais, divulgações do mandato presidencial, eventos com amigos e os famosos “recebidos”, a primeira-dama Michelle Bolsonaro segue no aplicativo apenas o esposo e Eduardo.
Segundo o colunista do Metrópoles Guilherme Amado, a relação de Michelle com os enteados atravessou um dos piores momentos em 2021. Ela e Carlos não se falam há tempos. A falta de comunicação não mudou nem quando o presidente ficou internado por uns dias no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, em julho.
No início do ano, Michelle repreendeu publicamente Carlos, que é o responsável pela administração das redes sociais do chefe do Executivo, por um vídeo compartilhado no Instagram em que não aparecia a intérprete de Libras.
“LIVE QUE NÃO TEM ACESSIBILIDADE @jairmessiasbolsonaro não merece curtida. Respeito (Carlos) pela comunidade surda”, escreveu a esposa do mandatário do país.
O corte da imagem da intérprete ocorreu em razão do formato do vídeo na rede social. No Facebook e no YouTube, a intérprete é enquadrada.
Depois que uma seguidora criticou Michelle por estar dando “pólvora à mídia imunda”, a primeira-dama marcou o perfil de Carlos e escreveu: “marca o Sr @carlosbolsonaro que foi o responsável”. Os comentários de Michelle foram excluídos momentos depois.
Com Jair Renan, a primeira-dama nunca teve boa relação. Partiu dela o veto para que o filho fruto da relação do presidente com Ana Siqueira Valle não morasse no Palácio da Alvorada. Com o senador Flávio, houve um processo de distanciamento mais recente.
Com Eduardo, a boa relação é estimulada pela proximidade com a esposa do deputado, Heloísa. São comuns registros da filha do casal, Geórgia, nos Stories de Michelle.
Superada uma fase crítica, a nova fase do casamento de Michelle e Jair veio acompanhada de um aumento na postagem de fotos do casal presidencial no perfil da primeira-dama no Instagram. Ela também passou a publicar mais imagens em que aparece trabalhando e à frente de projetos sociais.
De perfil mais discreto entre os filhos do presidente, Flávio segue no Instagram os três irmãos e o pai, mas não acompanha a primeira-dama. Ele vive em pé de guerra com o irmão do meio, Carlos.
Este, por sua vez, tido como o “pit-bull” do presidente, devido a sua postura combativa e proximidade com Bolsonaro, só segue o pai e o meio-irmão, Jair Renan.
Eduardo acompanha os irmãos filhos da mesma mãe – Flávio e Carlos – e exclui Jair Renan. Ele também segue Michelle.
E no Twitter?
Rede bastante utilizada por políticos para divulgação de seus mandatos, o Twitter conta com as presenças do presidente e de seus três filhos com mandato, que têm contas verificadas. Lá, Bolsonaro segue Carlos, Eduardo e Flávio. Para efeitos de comparação, o chefe do Executivo também segue figuras de segundo e terceiro escalão do governo, como André Porciuncula, Secretário Nacional de Incentivo e Fomento à Cultura.
Flávio, Carlos e Eduardo acompanham os trabalhos uns dos outros. Só não seguem Jair Renan, que não possui conta verificada. O @renan_bolsonaro segue os três irmãos mais velhos e o pai.
Casos de família: as confusões dentro do clã Bolsonaro