Carlos Lupi comemora derrota de Bolsonaro no TSE: “Belzebu inelegível”
Ministro da Previdência de Lula, Lupi é presidente nacional do PDT, partido que entrou no TSE com a ação que deixou Bolsonaro inelegível
atualizado
Compartilhar notícia
Presidente nacional do PDT, partido que entrou no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com a Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) que levou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) à inelegibilidade, Carlos Lupi foi às redes sociais para comemorar a vitória na Corte Eleitoral e o “Belzebu inelegível”.
“O Belzebu desrespeitou e atentou contra a democracia e a vida dos brasileiros e está enfrentando as consequências. O PDT trabalhou arduamente com a justiça brasileira para cumprir nossa responsabilidade histórica contra os antidemocráticos. Vencemos”, diz o post de Lupi.
Se referindo a Bolsonaro como “senhor ex”, o ministro da Previdência do governo Lula também publicou vídeo onde ressalta: “A justiça foi feita”.
Assista ao vídeo aqui.
Decisão do TSE
O TSE declarou a inelegibilidade de Bolsonaro até 2030. Ao final da sessão na Corte Eleitoral, o placar foi cravado em 5 x 2. Apenas os ministros Raul Araújo e Nunes Marques divergiram do relator, Benedito Gonçalves, a favor da condenação.
O ex-presidente foi condenado pelos ataques que fez ao sistema eleitoral brasileiro durante reunião com embaixadores, em julho de 2022. O TSE entendeu que houve abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação. Com a decisão, Bolsonaro está impedido de concorrer às eleições de 2024, 2026, 2028 e 2030.
Veja como cada ministro votou:
Alvo da mesma ação que levou à inelegibilidade do ex-chefe, o ex-candidato à Vice-Presidência Walter Braga Netto (PL) foi absolvido, por unanimidade, pela Corte Eleitoral.