metropoles.com

Carlos Lupi comemora derrota de Bolsonaro no TSE: “Belzebu inelegível”

Ministro da Previdência de Lula, Lupi é presidente nacional do PDT, partido que entrou no TSE com a ação que deixou Bolsonaro inelegível

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Carlos Lupi
1 de 1 Carlos Lupi - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Presidente nacional do PDT, partido que entrou no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com a Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) que levou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) à inelegibilidade, Carlos Lupi foi às redes sociais para comemorar a vitória na Corte Eleitoral e o “Belzebu inelegível”.

“O Belzebu desrespeitou e atentou contra a democracia e a vida dos brasileiros e está enfrentando as consequências. O PDT trabalhou arduamente com a justiça brasileira para cumprir nossa responsabilidade histórica contra os antidemocráticos. Vencemos”, diz o post de Lupi.

Se referindo a Bolsonaro como “senhor ex”, o ministro da Previdência do governo Lula também publicou vídeo onde ressalta: “A justiça foi feita”.

Assista ao vídeo aqui.

Decisão do TSE

O TSE declarou a inelegibilidade de Bolsonaro até 2030. Ao final da sessão na Corte Eleitoral, o placar foi cravado em 5 x 2. Apenas os ministros Raul Araújo e Nunes Marques divergiram do relator, Benedito Gonçalves, a favor da condenação.

O ex-presidente foi condenado pelos ataques que fez ao sistema eleitoral brasileiro durante reunião com embaixadores, em julho de 2022. O TSE entendeu que houve abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação. Com a decisão, Bolsonaro está impedido de concorrer às eleições de 2024, 2026, 2028 e 2030.

Veja como cada ministro votou:

Alvo da mesma ação que levou à inelegibilidade do ex-chefe, o ex-candidato à Vice-Presidência Walter Braga Netto (PL) foi absolvido, por unanimidade, pela Corte Eleitoral.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?