metropoles.com

Carlos Fávaro tem “conversas avançadas” para ser ministro de Lula na Agricultura

Carlos Fávaro, senador de Mato Grosso, tem forte relação com o agronegócio. Comando da pasta atenderia exigências do PSD, de Gilberto Kassab

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Edilson Rodrigues/Agência Senado
Ministro O senador Carlos Fávaro fala durante sessão em comissão do Senado. Ele é ministro de Lula - Metrópoles
1 de 1 Ministro O senador Carlos Fávaro fala durante sessão em comissão do Senado. Ele é ministro de Lula - Metrópoles - Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

O senador Carlos Fávaro (PSD-MT) desponta como favorito do presidente eleito da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), para o comando do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Interlocutores do parlamentar confirmaram ao Metrópoles que o congressista está em “conversas avançadas” para assumir o comando da pasta no próximo governo. Hoje, ele integra o Gabinete da Transição.

Recentemente, o vice-presidente eleito da República, Geraldo Alckmin (PSB), referiu-se a Fávaro como “um grande nome” para ocupar o Mapa. “Mas não temos nenhuma decisão”, enfatizou ao ser questionado por jornalistas sobre a possibilidade.

2 imagens
Assessores de Fávaro acreditam que escolha interna vai "blindar" ministro em momento de crise
1 de 2

Fávaro disputa o controle do ministério com o deputado federal Neri Geller (PP-MT), que também faz parte da equipe de transição do governo

Reprodução/Partido Progressistas
2 de 2

Assessores de Fávaro acreditam que escolha interna vai "blindar" ministro em momento de crise

Edilson Rodrigues/Agência Senado

Hoje, Fávaro disputa o controle do ministério com o deputado federal Neri Geller (PP-MT), que também faz parte da equipe de transição do governo. Empresário, integrante da bancada ruralista na Câmara dos Deputados e ex-ministro da Agricultura, Geller foi um dos principais interlocutores de Lula na área de agronegócio durante a campanha eleitoral.

Pesa a favor do senador, porém, a filiação ao PSD, de Gilberto Kassab, que, recentemente, reivindicou o controle de dois ministérios, conforme noticiado pela coluna de Igor Gadelha.

Em troca, o PSD integraria a base aliada do novo governo no Congresso Nacional, algo que o PP de Geller ainda reluta em fazer – o partido esteve com Jair Bolsonaro (PL) durante a campanha pela reeleição do presidente.

Um terceiro nome ventilado foi o da senadora Simone Tebet (MDB-MS). Apesar da ligação dela com o agronegócio, a parlamentar externou preferência pela titularidade da Cidadania. Atualmente, a emedebista atua na coordenação da área de desenvolvimento social.

Perfil do cotado

Antes de exercer cargo eletivo, Fávaro atuava como agropecuarista e chegou a presidir a Associação dos Produtores de Soja do Brasil (Aprosoja Brasil) e a Cooperativa Agroindustrial dos Produtores de Lucas do Rio Verde (Cooperbio Verde).

O senador também foi delegado da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso e vice-governador de Mato Grosso, cargo que renunciou para concorrer a senador, em 2018.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?