“Cara de pau”, diz Bolsonaro sobre FHC falar que vota em Lula em 2022
Em declarações recentes, ex-presidente tem dito que, em uma provável disputa entre Lula e Bolsonaro, votaria no que considera “menos ruim”
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) chamou o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) de “cara de pau” por declarações recentes em que o político afirmou que votaria em Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em uma possível disputa ao Planalto em 2022, por considerar o petista “menos ruim” do que o atual chefe do Executivo federal.
A declaração foi feita durante transmissão ao vivo nas redes sociais, em que Bolsonaro ainda sugeriu apoiar uma nova ocupação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) na fazenda da família do tucano em Buritis (MG), a exemplo do que ocorreu em 2002.
“O campo não podia mais continuar em guerra, como vimos antes no governo [Michel] Temer. O próprio PT, nos governos Lula e Dilma, foi recordista em invasões de terra. No governo FHC também existia isso. Teve uma passagem notória, naquele momento em que invadiram a fazenda do Fernando Henrique Cardoso – esse FHC que está dizendo agora que vai votar no Lula. Cara de pau esse FHC”, disse Bolsonaro.
“Dá vontade de soltar um dinheirinho para o MST da região da fazenda do FHC para o pessoal invadir de novo lá. Quem sabe ele aprenda”, prosseguiu o presidente, que, mais à frente, ainda insultou o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), chamando-o de “comunista gordo”.
FHC e Lula
Em entrevista ao programa Conversa com Bial, exibida na noite de terça-feira (18/5), Fernando Henrique Cardoso voltou a afirmar que votaria em Lula e definiu o petista como “sagaz” e “rápido”.
“Desde que o conheci, fiquei admirado com a capacidade que ele tinha. Ele percebe na hora, e ele muda na hora também”, declarou FHC.
Em resposta ao tucano, o ex-presidente Lula elogiou o político e afirmou que, em uma disputa entre FHC e Bolsonaro, também optaria por não votar no atual chefe do Executivo federal.
“Sempre tivemos uma disputa civilizada. Ele me conhece bem, conhece o Bolsonaro. Fico feliz que ele tenha dito que votaria em mim e eu faria o mesmo se fosse o contrário. Ele sempre foi um intelectual e sabe que não dá pra inventar uma candidatura”, escreveu o petista nas redes sociais.
Lula e FHC são antigos adversários políticos. Nas eleições de 1994, Fernando Henrique Cardoso foi eleito para o primeiro mandato como presidente da República derrotando Lula por 55,22% a 39,97%. A disputa se repetiu em 1998, quando o tucano foi reeleito, com 53,06%, contra 31,71% de Lula.
Em 2002, o petista enfim chegou ao Planalto, derrotando o candidato de FHC, José Serra (PSDB).
Datafolha
De acordo com pesquisa divulgada, na semana passada, pelo Instituto Datafolha, o ex-presidente Lula lidera as intenções de voto para as eleições presidenciais do ano que vem.
Segundo o levantamento, no primeiro turno, Lula teria 41% das intenções de voto, contra 23% de Bolsonaro. Em um eventual segundo turno contra o atual presidente, o petista venceria por 55% a 32%.
A pesquisa foi realizada entre os dias 11 e 12 de maio, em 146 cidades, e com 2.071 pessoas entrevistadas. A margem de erro é de dois pontos percentuais.