metropoles.com

Canuto: Congresso tem autonomia para desmembrar ministério

O ministro destacou que caberá aos deputados decidirem qual será a nova estrutura da esplanada dos ministérios

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Wilson Dias/Agência Brasil
Ministro Gustavo Canuto
1 de 1 Ministro Gustavo Canuto - Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

O ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, fez uma visita nesta terça-feira (21/05/2019) à sede do PSL, partido do presidente Jair Bolsonaro. Em reunião com o presidente da sigla, Luciano Bivar, o titular da pasta afirmou que ao Congresso tem autonomia para decidir o que achar melhor para o país.

Canuto se referiu à votação da medida provisória 870, que trata da reforma ministerial, e deve ser votada na quarta (22/05/2019), no plenário da Câmara. No texto enviado pelo governo à Casa, Bolsonaro mantinha a pasta de Canuto como um único ministério. Entretanto, um projeto substitutivo aprovado na comissão mista pretendia desmembrar o ministério em dois. Seriam criadas, então, as pastas das Cidades e da Integração.

Para evitar desgaste com o governo e votar a MP, que está prestes a caducar na Casa, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), articulou com o Centrão a retirada desse trecho do texto para manter o ministério na configuração inicial estipulada por Bolsonaro.

Questionado se é a favor do desmembramento, Canuto disse que é uma decisão exclusivamente do Congresso, que é soberano. O titular da pasta afirmou ainda que “as posições políticas dele são as mesmas do presidente”.

“O desmembramento foi uma proposta do Legislativo. Está a cargo da Câmara, que tem autonomia. Espero que o melhor seja decidido. Se for para dividir, faremos o que for melhor”, destacou. Canuto comentou ainda as declarações de Bolsonaro sobre ele estar “sobrecarregado”: “As demandas são inúmeras, mas por isso temos uma equipe. Eu creio que a gente dá conta, temos dado conta”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?