metropoles.com

Câmara vota nesta 3ª projeto que facilita compra de vacinas, diz Lira

O PL 534/21 permite a compra do imunizante contra a Covid-19 por estados e municípios e pela iniciativa privada

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Maryanna Oliveira/Câmara dos Deputados
Plenário
1 de 1 Plenário - Foto: Maryanna Oliveira/Câmara dos Deputados

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), anunciou nesta terça-feira (2/3), após reunião de líderes, que o Projeto de Lei nº 534/21, que permite a compra de vacinas contra a Covid-19 pelos estados, municípios e pela iniciativa privada, entrará na pauta de votação da Casa. O relatório, todavia, ainda não foi apresentado.

A proposta é de autoria do presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), e aprovado na Casa na última quarta-feira (24/2).

Segundo o projeto, no caso da aquisição pela iniciativa privada, as vacinas devem ser integralmente doadas ao Sistema Único de Saúde (SUS) para o Programa Nacional de Imunizações. Só após a vacinação dos grupos considerados prioritários, as empresas seriam autorizadas a adquirir diretamente as vacinas.

Ainda segundo o PL, estados, Distrito Federal e municípios, e não apenas a União, ficariam autorizados a assumir os riscos referentes à responsabilidade civil em relação a eventos adversos pós-vacinação, desde que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) tenha concedido o respectivo registro ou autorização temporária para uso emergencial.

Essa questão de responsabilização é uma exigência feita por alguns laboratórios, como Pfizer/BioNTech e Janssen, cujas vacinas ainda não chegaram ao Brasil. A Pfizer, todavia, já recebeu aval da Anvisa.

Atualmente, o Brasil tem apenas as vacinas Coronavac, desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, e a da Universidade de Oxford/AstraZeneca.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?