metropoles.com

Câmara vive semana de protestos contra reforma da Previdência

Constitucionalidade do texto do governo não foi aprovada pela CCJ. Houve ações de mulheres e de policiais que acusam Bolsonaro de traição

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
CCJ Previdência
1 de 1 CCJ Previdência - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

A Proposta de Emenda à Constituição da reforma da Previdência ainda não foi aprovada pela Comissão de Constituição de Justiça (CCJ), ponto de partida para a tramitação, mas a Câmara dos Deputados já vive uma semana de manifestações contrárias às mudanças nas regras de aposentadoria propostas pelo governo.

Nesta quinta-feira (11/4), o auditório Nereu Ramos, o maior da Casa, ficou lotado durante o seminário Mulheres unidas em defesa da aposentadoria, organizado pela liderança da Minoria e por movimentos feministas contrários ao projeto.

O seminário, coordenado pela deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), reuniu parlamentares de todas as legendas de oposição ao governo e faz parte do calendário de ações conjuntas, elaborado sob a coordenação da liderança.

Não só a oposição se mobilizou contra a reforma. Representantes de policiais federais e civis que fazem parte da União de Policiais Brasileiros (UPB), entidade recém-criada, também se manifestaram no Parlamento contra a proposta do governo e acusaram o presidente Jair Bolsonaro (PSL) de “traição”. Eles reivindicaram o mesmo tratamento dispensado aos militares das Forças Armadas na reforma da Previdência.

O início da discussão do parecer está marcado para a próxima segunda-feira (15), a partir das 14h, na comissão. Na avaliação de líderes do partido do centro e da esquerda, não há expectativa de que saia uma decisão antes do feriado da Semana Santa.

Em acordo definido no colegiado, integrantes da CCJ terão 10 minutos de fala enquanto o restante dos parlamentares terá cinco minutos cada, limitados ao máximo de 20 deputados.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?