metropoles.com

Câmara reage a Eduardo Bolsonaro: máscara é obrigatória nos gabinetes

Medida é forma de diminuir transmissão da Covid-19. Ato foi alvo de críticas de Túlio Gadêlha, vizinho de corredor do filho do presidente

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles
Eduardo Bolsonaro
1 de 1 Eduardo Bolsonaro - Foto: Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

A Câmara reagiu à determinação do deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) de desobrigar o uso de máscara em seu gabinete no anexo 4. Segundo a Casa, a proteção é obrigatória em todas as dependências, sem exceção.

A medida, comumente criticada pelo presidente da República Jair Bolsonaro (sem partido), é uma das formas de diminuir o risco de transmissão da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

“Desde o início da pandemia, a Câmara vem adotando inúmeras medidas preventivas contra a propagação da Covid-19. Uma delas é a obrigatoriedade do uso da máscara em suas dependências, conforme estabelecido na Portaria 107/20, que data de 30 de abril. A princípio, não há exceções previstas na regra”, informou a Câmara.

Segundo a portaria, o uso da máscara é obrigatório em todos os espaços. “Fica determinada a obrigatoriedade de utilização de máscara de proteção facial, a partir de 30 de abril de 2020, em todas as dependências da Câmara dos Deputados”, cita trecho da regra.

O documento ainda destaca um decreto do governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), que prevê o uso da proteção em espaços públicos, por exemplo.

Apesar do descumprimento da regra interna, a Câmara não informou quais medidas podem ser tomadas e se o caso terá algum tipo de sanção.

Entenda

Nesta terça-feira (2/1), o também deputado federal Túlio Gadêlha (PDT-PE) divulgou fotos em redes sociais que mostram a recomendação na porta do gabinete do adversário político. “Neste gabinete, o uso de máscara é opcional”, destaca o aviso.

2 imagens
Em medida contrária, Túlio Gadêlha salientou a obrigatoriedade
1 de 2

Eduardo Bolsonaro desobriga uso de máscara em seu gabinete na Câmara

Reprodução/Instagram
2 de 2

Em medida contrária, Túlio Gadêlha salientou a obrigatoriedade

Reprodução/Instagram
Túlio Gadelha fez críticas ao colega deputado. “No mesmo anexo, no mesmo corredor, gabinetes e deputados bem diferentes. Ainda há quem diga que político é tudo igual. Não mesmo”, escreveu, ao divulgar as fotos. No gabinete dele, anexou um comunicado semelhante, mas distinguindo a regra: a máscara é obrigatória.

Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), a utilização do equipamento facial é uma medida fundamental para suprimir a transmissão e salvar vidas. Aliada ao distanciamento físico e se evitando aglomerações, é considerada uma das principais formas de prevenção da doença.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?