Câmara: Lira quer mudança de comitê de imprensa para antes do Carnaval
Imprensa será alocada numa sala no subsolo, sem o distanciamento necessário ou janelas, apesar da pandemia da Covid-19
atualizado
Compartilhar notícia
O novo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), planeja remover os profissionais do comitê de imprensa da Casa nesta quinta-feira (11/2), antes do período de Carnaval – que ocorre entre os dias 13 e 17 de fevereiro – para uma sala no subsolo, sem o distanciamento necessário ou janelas, apesar da pandemia da Covid-19. Não há, todavia, orçamento do projeto finalizado.
O diretor do Departamento Técnico da Câmara (Detec), Mauro Moura Severino, responsável pela obra, confirmou que recebeu determinação do presidente da Casa de fazer a mudança do comitê de imprensa e iniciar a obra física “imediatamente”.
A ideia é levar o mobiliário do comitê para esse novo espaço e, assim, iniciar a obra que transformará o comitê no gabinete da presidência da Casa. Os jornalistas ocupam o espaço desde a década de 60.
O diretor informou que o projeto é levar o comitê para um local, no subsolo da Câmara, onde até então trabalhavam cerca de 25 pessoas. No local, não há espaço para distanciamento entre mesas, janelas ou banheiro.
O projeto inicial foi feito pela ex-primeira secretária, Soraya Santos (PL-RJ), aliada de Lira, sem diálogo com os profissionais da imprensa. A deputada já confirmou o desejo de remover os profissionais da imprensa.
A reportagem procurou pelo segundo dia consecutivo a presidência da Câmara para saber o orçamento estimado da obra, mas não obteve resposta.