metropoles.com

Câmara: Lira garante que clima com a oposição é o “melhor possível”

O presidente da Câmara disse que “concessões” na pauta serão feitas para a Minoria e Maioria

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fábio Vieira/Metrópoles
O deputado federal e candidato à presidência da Câmara Arthur Lira (PP), durante coletiva de imprensa na Associação Comercial de São Paulo, na região central, nesta tarde de quinta-feira (21).
1 de 1 O deputado federal e candidato à presidência da Câmara Arthur Lira (PP), durante coletiva de imprensa na Associação Comercial de São Paulo, na região central, nesta tarde de quinta-feira (21). - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

Após ser eleito em primeiro turno, com a pecha de ser o candidato apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), disse nesta quinta-feira (11/2) que o clima com a oposição está o “melhor possível”.

Ao sair da reunião com líderes de todos os partidos para a definição de uma pauta para a próxima semana, Lira disse ter procurado partidos oposicionistas para conversar, e enfatizou que a pauta que ele pretende imprimir terá concessões tanto para a Minoria, quanto para a Maioria.

“O clima com a oposição está o melhor possível. Nós já conversamos com alguns partidos de oposição, com líderes da Minoria e todos entenderam que o processo será dessa maneira: todas as quintas-feiras (reunião de líderes) e, na medida do possível, vão se fazendo concessões de pautas que contemplem tanto a Minoria quanto a Maioria”, ressaltou.

Para o ex-líder do Centrão, grupo de partidos sem viés ideológico e acostumados ao jogo político na relação com o Executivo, a ordem para a definição da pauta da Câmara é ser “sem preconceitos”. “Nenhum tipo de preconceito com qualquer pauta, e a Câmara vai entrando no seu ritmo”, disse Lira.

Auxílio emergencial

Apesar do clima amigável pré-feriado de Carnaval, as bancadas de oposição e governistas devem travar os próximos embates em torno do auxílio emergencial. Isso porque o governo, nos bastidores, admite chegar a R$ 300, mas ainda não apresentou de onde sairá o dinheiro.

Já a oposição insistirá em uma ajuda que some R$ 600. Esse embate, no entanto, os deputados deixaram para depois do Carnaval. Também depois do feriado ocorrerá a disputa pelas comissões, que deve gerar ainda mais embate.

Temas consensuais

Nesta quinta, a definição das votações da próxima semana incluiu somente projetos nos quais não há divergências sérias entra as bancadas. A mais importante é a Medida Provisória nº 1.026/21, que tem o objetivo de facilitar a compra de vacinas, insumos e outros artigos necessários para a vacinação contra a Covid-19, com dispensa de licitação e regras mais flexíveis para os contratos.

O texto também determina que a aplicação de vacinas nos brasileiros deverá seguir o previsto no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, do Ministério da Saúde.

A Câmara também tratará da proposta que amplia o acesso ao chamado “teste do pezinho”, outra proposta que cria o Dia Nacional das Crianças Traqueostomizadas, além de um acordo que estabelece o livre comércio entre Brasil e Chile.

Sessões remotas

Apesar de a Câmara ter aprovado nesta quinta a volta dos trabalhos das comissões e a adoção do sistema de votação híbrido, ou seja, com deputados em Plenário ou on-line, os líderes decidiram que na próxima quinta, no retorno do Carnaval, não haverá atividade presencial.

A sessão para a votação dessas matérias e a reunião do Colégio de Líderes ocorrerá de forma virtual.

4 imagens
Jair Bolsonaro apoiou Arthur Lira na presidência da Câmara
O deputado federal e candidato à presidência da Câmara Arthur Lira (PP), durante coletiva de imprensa na Associação Comercial de São Paulo, na região central, na tarde de quinta-feira (21)
Ministro da Economia, Paulo Guedes
1 de 4

Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira

Fábio Vieira/Metrópoles
2 de 4

Jair Bolsonaro apoiou Arthur Lira na presidência da Câmara

Reprodução/Facebook
3 de 4

O deputado federal e candidato à presidência da Câmara Arthur Lira (PP), durante coletiva de imprensa na Associação Comercial de São Paulo, na região central, na tarde de quinta-feira (21)

Fábio Vieira/Metrópoles
4 de 4

Ministro da Economia, Paulo Guedes

EDU ANDRADE/Ascom/ME

Veja a pauta para a próxima Reunião de Líderes:

  • MP nº 1.026 – medidas excepcionais relativas à aquisição de vacinas contra a Covid-19;
  • PL nº 2.442/20 (Jandira Feghali) – sobre os pedidos médicos para a realização de exames de pré-natal e PL nº 6.298/2019 – altera a Lei Maria da Penha para determinar a aplicação do Formulário Nacional de Risco e Proteção à Vida (Frida);
  • PL nº 5.238/20 – altera o CPP para vedar uso de linguagem ou material que afete a dignidade das partes ou testemunhas nos atos processuais e o Código Penal para instituir o tipo penal violência institucional no curso do processo;
  • PL nº 5.114/2019 – cria o Dia Nacional da Criança Traqueostomizada, a ser comemorado anualmente em 18 de fevereiro;
  • PL nº 5.043/2020 – dispõe sobre o teste do pezinho ampliado; e
  • PL nº 5.391/20 – sobre o regime disciplinar e a transferência e inclusão de presos em estabelecimentos penais federais;
    Acordo sobre livre comércio entre Brasil Chile.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?