metropoles.com

Câmara: governo terá de pagar itens de proteção contra Covid-19

O projeto prevê equipamentos a profissionais da saúde e de segurança pública durante o período de pandemia do novo coronavírus

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Maryanna Oliveira/Câmara dos Deputados
Plenário da Câmara dos Deputados
1 de 1 Plenário da Câmara dos Deputados - Foto: Maryanna Oliveira/Câmara dos Deputados

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou, por unanimidade, nesta quarta-feira (29/04), o projeto de lei que obriga o poder público a fornecer Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) a profissionais essenciais durante a pandemia do novo coronavírus. O texto vai ao Senado Federal.

O relatório foi elaborado por Hiran Gonçalves (PP-RR) e prevê ainda que os profissionais de saúde que estiverem em contato direto com portadores ou pessoas com suspeita da Covid-19 terão prioridade para fazer testes de diagnóstico da infecção.

Segundo o texto, são considerados empregados essenciais médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, assistentes sociais, policiais federais, civis, militares e membros das Forças Armadas, bombeiros militares, técnicos de enfermagem, profissionais de limpeza, motoristas de ambulâncias, entre outros.

“O Poder Público e os empregadores ou contratantes adotarão, imediatamente, medidas para preservar a saúde e a vida de todos os profissionais considerados essenciais ao controle de doenças e à manutenção da ordem pública”, diz o projeto.

Com a falta de equipamentos, mais de 6 mil profissionais de saúde da linha de frente já foram contaminados pelo novo coronavírus no Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco e Amazonas. Entre as cinco cidades mais carentes de EPI no Brasil, Brasília aparece em quarto lugar, segundo balanço da Associação Médica Brasileira (AMB), com 81 denúncias.

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?