metropoles.com

Câmara define comando das comissões; Bia Kicis fica a um passo da CCJ

Os colegiados serão instalados a partir desta quarta-feira (10/3), segundo o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
Deputada federal Bia Kicis
1 de 1 Deputada federal Bia Kicis - Foto: Divulgação

Os líderes partidários da Câmara dos Deputados definiram, nesta terça-feira (9/3), as indicações para os 25 colegiados permanentes. O PSL ficou com as comissões de Constituição e Justiça (CCJ), de Meio Ambiente, e de Agricultura. Com a decisão, a deputada bolsonarista Bia Kicis (PSL-DF) fica a um passo de assumir o comando da principal comissão da Casa: a CCJ.

A deputada bolsonarista Carla Zambelli (PSL-SP) deve ser a titular da Comissão de Meio Ambiente. A expectativa é reduzir o volume de críticas ao ministro Ricardo Salles, cuja gestão é contestada por organismos ligados à área e até por outros países.

Os colegiados começarão a ser instalados a partir desta quarta-feira (10/3), segundo o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). Havia a previsão de que as atividades fossem retomadas na semana passada, mas a decisão foi adiada devido a um impasse na indicação da Comissão de Relações Exteriores, entre o deputado Aécio Neves (PSDB-MG) e PSL.

Com a necessidade de entregar os acordos feitos durante a campanha, Lira teve a ajuda de partidos para as indicações aos colegiados. O PP, de Lira, escolheu as comissões de Agricultura e de Relações Exteriores e Defesa Nacional. A primeira será cedida ao PSL e a segunda, ao PSDB – mais especificamente, a Aécio Neves.

Além disso, os parlamentares estavam segurando as definições por causa da votação de admissibilidade da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 186, 2019, a PEC Emergencial. Se os colegiados já tivessem sido instalados, a proposta não poderia ser levada direto ao plenário.

O acordo praticamente garante Bia Kicis na presidência da CCJ. Entretanto, a confirmação oficial só ocorrerá após a instalação e eleição, já que pode aparecer alguma candidatura avulsa.

A distribuição ocorre por critério da proporcionalidade partidária – ou seja, quanto maior a bancada, mais colegiados a legenda tem o direito de presidir. Após a definição de qual partido presidirá cada comissão, e de quantas vagas cada um terá, elas serão instaladas e os presidentes e vice-presidentes, eleitos.

Os nomes indicados para a presidência serão confirmados apenas mediante eleição realizada entre os integrantes de cada colegiado.

A comissão de Finanças e Tributária ficou com PL, que cederá ao PSD. O partido deve indicar o deputado Júlio Cesar (PSD-PI). A de Seguridade Social e Família ficou com o PSD, que cederá ao PP. O deputado Dr. Luiz Antônio Teixeira Jr (PP-RJ) deve ser o indicado. A de Educação deve ficar com a Professora Dorinha (DEM-TO) e a de Cultura, com Alice Portugal (PCdoB-BA).

Por causa da pandemia da Covid-19, as atividades dos colegiados foram suspensas em 2020. Os deputados aprovaram uma resolução, em fevereiro, que permite a instalação das comissões com número reduzido de parlamentares presencialmente.

Polêmica

A indicação de Bia Kicis à CCJ, principal comissão da Casa, é polêmica e foi até parar na Justiça. A parlamentar é investigada no inquérito das fake news no Supremo Tribunal Federal (STF).

A CCJ é a responsável por analisar os aspectos constitucional, legal, jurídico, regimental e de técnica legislativa de projetos, emendas ou substitutivos sujeitos à apreciação da Câmara e a admissibilidade de Propostas de Emendas à Constituição (PEC).

Veja a distribuição das comissões:

Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural: PP
Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática: PSB
Constituição e Justiça e de Cidadania: PSL
Cultura: PCdoB
Defesa do Consumidor: Republicanos
Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços: PSD
Desenvolvimento Urbano: MDB
Direitos da Mulher: PSL
Direitos da Pessoa Idosa: Patriota
Direitos das Pessoas com Deficiência: PT
Direitos Humanos e Minorias: PT
Educação: DEM
Esporte: PSB
Finanças e Tributação: PL
Fiscalização Financeira e Controle: Solidariedade
Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e Amazônia: PL
Legislação Participativa: PT
Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável: PSL
Minas e Energia: PSDB
Relações exteriores e Defesa Nacional: PP
Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado: PTB
Seguridade Social e Família: PSD
Trabalho, Administração e Serviço Público: PDT
Turismo: Podemos
Viação e Transportes: MDB

 

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?