metropoles.com

Por unanimidade: Câmara declara perda de mandato de Paulo Maluf

Mesa Diretora decidiu, por 4 votos a 0, retirar o cargo do deputado na manhã desta quarta-feira (22/8)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Paulo Maluf
1 de 1 Paulo Maluf - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

A Mesa Diretora da Câmara dos Deputados declarou, na manhã desta quarta-feira (22/8), a perda de mandato do deputado Paulo Maluf (PP-SP). Ele está em prisão domiciliar desde 19 de abril. O parlamentar considerava a possibilidade de renunciar para evitar desgaste, no entanto, como não se decidiu, os deputados retiraram o cargo de Maluf por 4 votos a 0. Participaram da decisão o presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM/RJ), Mariana Carvalho (PSDB-RO), Dagoberto Nogueira (PDT-MS) e Andre Fufuca (PP-MA).

Em nota, os advogados do ex-deputado criticaram a decisão da Câmara. Veja a íntegra:

“A defesa de Paulo Maluf quer registrar que, sob o prisma jurídico, não resta dúvida de que a Mesa da Câmara não tinha o direito de cassar o mandado do deputado, tal decisão é exclusiva do Plenário da Casa. Assim procedendo, abriu-se um sério e perigoso precedente, que ataca o próprio texto da Constituição. O Legislativo sai hoje menor desse episódio, lamentavelmente. O momento é grave.

Temos um Legislativo acuado pelo fato dos seus principais líderes estarem sendo investigados. Devem ser, pois ninguém está acima da lei. Mas a investigação sem prazo, indefinida e desproporcional é um ataque e uma indevida criminalização da política e dá ao Ministério Público o domínio da pauta nacional. Além disso, com um Poder Executivo absolutamente desconectado da sociedade, sem legitimidade, estamos vivendo um super Judiciário, que envereda por um ativismo perigoso.

A determinação de perda de mandato do deputado Paulo Maluf pelo STF é flagrantemente inconstitucional e afronta a independência dos Poderes, tal como a própria Mesa da Câmara sustentou na ADPF 511, que ainda aguarda análise de liminar. O Supremo Tribunal pode muito, mas não pode tudo. Nenhum Poder pode tudo.

O Poder Legislativo hoje se encolheu e, melancolicamente, limitou-se a referendar determinação absolutamente inconstitucional emanada pelo STF, em vez de se engrandecer na defesa dos direitos e prerrogativas que representa. Perde a democracia, perde o sistema representativo, perde o cidadão, que não mais vê em seus representantes eleitos independência e altivez”.

Após reunião na Residência Oficial da Câmara, o corregedor da Casa, deputado Evandro Gussi (PV-SP), afirmou que o comando da Câmara se viu diante de um “dilema”. “Por um lado, a ofensa da separação dos Poderes, mas o descumprimento a uma decisão judicial seria uma ofensa ao Estado de direito e à democracia. O que a Mesa decidiu é que a ofensa menor seria cumprir a decisão, já que ele não renunciou, foi uma decisão unanime”, completou.

Entenda
Em 2017, a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) condenou Maluf a 7 anos, 9 meses e 10 dias de prisão por lavagem de dinheiro. O deputado foi preso em dezembro de 2017 e, em março deste ano, ganhou o direito de cumprir prisão domiciliar devido a “graves problemas de saúde”.

Foi também o STF quem determinou que a Mesa Diretora da Câmara decretasse a perda do mandato do parlamentar. No entanto, juristas afirmam que cabe ao plenário dar a palavra final sobre a perda de mandato, e não a Mesa. Maluf tem 86 anos de idade e foi condenado por usar contas no exterior para lavar recursos desviados quando comandava a prefeitura de São Paulo, entre 1993 e 1996.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?