metropoles.com

Câmara aprova urgência para projeto de armas e de abuso de autoridade

A medida foi um acordo entre o governo, lideranças partidárias e Rodrigo Maia para dar início à análise da MP da Liberdade Econômica

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Rodrigo Maia  Previdência
1 de 1 Rodrigo Maia Previdência - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Antes da votação dos destaques à medida provisória (MP) da Liberdade Econômica, o plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (14/08/2019) dois requerimentos de urgência para projetos que tramitam na Casa. O primeiro para o projeto de lei do Executivo que flexibiliza a posse e o porte de armas e o segundo para o texto que trata do abuso de autoridade.

A medida foi um acordo entre o governo, lideranças partidárias e o presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), para dar início à análise da MP, antes que ela caducasse – o prazo para perder a validade é no próximo 27 de agosto.

O deputado fluminense pediu para o governo retirar a urgência constitucional do Projeto de Lei 3723/19, que permite a concessão, por decreto presidencial, de porte de armas de fogo para novas categorias, que estava trancando a pauta.

Em troca, o plenário aprovaria o caráter de urgência previsto no regimento da Câmara. Essa foi a primeira votação realizada nesta tarde e foi simbólica. O outro requerimento de urgência aprovado, mas dessa vez em votação nominal, foi do projeto de abuso de autoridade.

Por 342 votos a favor e 83 contra, o plenário aprovou a prioridade para o texto do ex-senador Roberto Requião (MDB-PR), que estabelece punições ao abuso de autoridade praticado por juízes, procuradores e promotores.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?