metropoles.com

Câmara aprova telemedicina durante pandemia do coronavírus

A ideia é que a prática remota garanta o atendimento médico em diversas especialidades, como para psicólogos e nutricionistas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou na noite desta quarta-feira (25/03) o Projeto de Lei nº696/20, que permite o uso da telemedicina enquanto durar a pandemia do coronavírus. O texto vai para análise no Senado Federal.

A deputada Adriana Ventura (Novo-SP) é a autora da proposta, que vale para todas as atividades da área da saúde — tanto para médicos quanto psicólogos e nutricionistas. Esses serviços à saúde seriam ofertados remotamente, com o uso da tecnologia em videoconferências.

Segundo a deputada, o objetivo da proposta, além de desburocratizar os atendimentos, é aliviar o sistema de saúde, uma vez que a demanda por consultas médicas irá aumentar durante o período de calamidade pública.

Entidades como o Conselho Federal de Medicina (CFM) e o Conselho Federal de Psicologia (CFP) já haviam permitido as práticas a distância durante a crise do novo coronavírus.

Na semana passada, o próprio ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, endossou a telemedicina. “Ela não será somente de médico a médico, será aberta de maneira geral para as pessoas poderem fazer consultas tendo do outro lado profissional de saúde capacitado para poder fazer o manejo clínico”, justificou.

Este foi o segundo projeto aprovado na noite. A primeira proposta garante o repasse de merendas a alunos durante o período de suspensão das aulas por causa do novo coronavírus.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?