metropoles.com

Câmara aprova projeto que prevê aumento da pena de crimes racistas

Com a proposta, o crime de injúria, que, atualmente estabelece de 1 a 3 anos de reclusão, aumenta o tempo de prisão para 2 a 5 anos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
FilippoBacci
Pessoas segurando cartaz com palavras chega de racismo em inglês
1 de 1 Pessoas segurando cartaz com palavras chega de racismo em inglês - Foto: FilippoBacci

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (7/12), um projeto de lei que aumenta a pena de atos racistas em eventos esportivos, religiosos, artísticos ou culturais em locais públicos. O texto segue para a sanção do presidente Jair Bolsonaro (PL).

A matéria foi aprovada em maio pelo Senado Federal.

O texto, de autoria da ex-deputada Tia Eron, também inscreve na Lei do Racismo o crime de injúria racial e tipifica o crime de injúria racial coletiva. A proposta foi relatada pelo deputado Antonio Brito (PSD-BA).

O crime de injúria racial consiste em ofender a honra de alguém valendo-se de elementos referentes à raça, cor, etnia, religião ou origem. O de racismo atinge uma coletividade indeterminada de indivíduos, discriminando toda a integralidade de uma raça.

Com a proposta, o crime de injúria, que, atualmente estabelece de 1 a 3 anos de reclusão, aumenta o tempo de prisão para 2 a 5 anos.

A redação também prevê que todos os crimes inclusos na lei terão as penas aumentadas de 1/3 até a metade quando ocorrerem em contexto ou com intuito de descontração, diversão ou recreação. Desta forma, de acordo com o texto, o crime de racismo, quando realizado dentro dos estádios, terá também pena de 2 a 5 anos.

O mesmo valerá para quando o crime ocorrer em atividades esportivas, religiosas, artísticas ou culturais.  O texto também impede o responsável pelo ato de frequentar o local recreativo por pelo menos três anos.

Na prática, o projeto também assemelha o crime de injúria com o de racismo, que é inafiançável e imprescritível. A matéria ainda inclui a injúria, hoje contida no Código Penal, na Lei do Racismo, de 1989.

O agravante será aplicado também em relação a outros dois crimes tipificados na Lei nº 7.716/89:

  • praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional: reclusão de 1 a 3 anos e multa;
  • fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada para fins de divulgação do nazismo: reclusão de 2 a 5 anos e multa.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?