metropoles.com

Câmara aprova projeto para contratar servidores em seis universidades

PLP possibilita também que hospitais da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) completem seus quadros de pessoal

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
Arthur Lira_deputado_plenario
1 de 1 Arthur Lira_deputado_plenario - Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (23/3), por 436 votos a 30 e uma abstenção, o Projeto de Lei Complementar (PLP) 266/20, que altera a lei do Programa Federativo de Enfrentamento à Covid-19 para permitir que seis universidades recém-criadas e hospitais universitários completem seus quadros de servidores. Matéria vai a sanção presidencial.

De acordo com o relatório do deputado José Nelto (Podemos-GO), as instituições são as universidades federais de Catalão, de Jataí, de Rondonópolis, do Delta do Parnaíba, do Agreste de Pernambuco e do Norte do Tocantins, além dos hospitais da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH).

Estas universidades foram criadas em 2018 e 2019 pelo desmembramento de outras instituições. Contudo, devido às restrições impostas pela lei, estados, Distrito Federal e municípios afetados pela calamidade pública ficam proibidos até 31 de dezembro de 2021 de admitir ou contratar pessoal.

3 imagens
Plenário da Câmara dos Deputados
Presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL)
1 de 3

Plenário Câmara dos Deputados

Maryanna Oliveira/Câmara dos Deputados
2 de 3

Plenário da Câmara dos Deputados

Najara Araujo/Câmara dos Deputados
3 de 3

Presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL)

Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

No relatório, o deputado destaca que já há previsão no Orçamento para provisão dos cargos. Segundo Nelto, a aprovação do projeto potencializa a eficácia constitucional dos direitos fundamentais à saúde e à educação.

“Existe orçamento aprovado para que essas universidades possam de fato funcionar. E o mais importante são os hospitais, tão necessários neste momento. Precisamos reforçar nosso exército de jaleco branco”, afirmou Nelto.

A EBSERH é uma empresa pública vinculada ao Ministério da Educação e presta serviços gratuitos de assistência médico-hospitalar, ambulatorial e de apoio diagnóstico e terapêutico aos hospitais das universidades federais.

O partido Novo tentou obstruir a votação, sob o argumento de aumento de despesa na máquina pública, mas os integrantes foram vencidos pelos demais partidos.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?