metropoles.com

Câmara aprova MP que recria Ministério do Trabalho e Previdência

Pasta extinta no início do governo Jair Bolsonaro foi recriada em julho passado para acomodar o ministro Onyx Lorenzoni

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Ministério do trabalho e previdencia social
1 de 1 Ministério do trabalho e previdencia social - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (16/11), o texto-base da Medida Provisória n° 1058/21, que recria o Ministério do Trabalho e Previdência e transfere a Secretaria Especial de Cultura do Ministério da Cidadania para a pasta do Turismo. O placar foi de 391 X 21. A MP ainda será analisada no Senado Federal, após a votação dos destaques.

A pasta extinta no início da gestão do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) foi recriada em julho deste ano para acomodar o ministro Onyx Lorenzoni (DEM), após sua saída da Secretaria-Geral da Presidência. Já a Secretaria de Cultura é ocupada por Mário Frias, que está sob o guarda-chuva da pasta comandada por Gilson Machado.

No relatório, o deputado José Nelto (Podemos-GO) destacou que a pasta do Trabalho foi proposta inicialmente pelo ex-presidente Getúlio Vargas, em 1930, para regulamentar e fiscalizar as relações de trabalho no Brasil, e criticou sua extinção.

“Ao longo dos anos, o Ministério do Trabalho foi responsável pela criação de uma série de medidas que trouxeram benefícios ao trabalhador e contribuíram para o desenvolvimento do país, e sua extinção gerou insegurança jurídica – e prejuízos econômicos – para o Brasil”, disse.

Há duas semanas, o ministro do Trabalho gerou polêmica ao publicar decreto impedido a demissão de funcionários não vacinados. O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luis Roberto Barroso rejeitou trechos da norma e destacou que patrões podem exigir comprovante de vacina.

O Ministério do Trabalho e Previdência é o responsável por definir políticas sobre previdência, geração de emprego e renda, apoio ao trabalhador, fiscalização do trabalho, política salarial, segurança no trabalho e registro sindical, entre outras.

Com a recriação da pasta, o governo passou a ter 23 ministérios, 8 a mais do que o número prometido na campanha eleitoral de 2018.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?