metropoles.com

Câmara aprova isenção de IR para aposentados com sequelas da Covid-19

A proposta ainda precisa passar pelo Senado e inclui militares da reserva entre os beneficiados

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
camara1
1 de 1 camara1 - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (22/9) o Projeto de Lei 1100/21, que concede isenção do Imposto de Renda para os proventos de aposentadoria, reforma ou pensão recebidos por pessoa com sequelas da Covid-19. O projeto será agora enviado ao Senado.

A proposta é de autoria dos deputados Wolney Queiroz (PDT-PE) e Dagoberto Nogueira (PDT-MS) e foi relatada pelo deputado André de Paula (PSD-PE).

De acordo com o texto aprovado, a isenção deverá ser concedida com base em laudos médicos e valerá mesmo que a doença tenha sido contraída depois da aposentadoria, reforma, reserva remunerada ou concessão da pensão. Caso seja aprovado no Senado, o texto prevê a validade a partir de 1º de janeiro do ano seguinte ao de publicação da lei.

Auxílio-doença

O texto também isenta os segurados da Previdência Social de carência para acessar benefícios como o auxílio-doença e a aposentadoria por invalidez quando apresentarem complicações ou sequelas graves de Covid-19.

Atualmente, a Lei 8.213/91 dispensa a carência para esses benefícios no caso de doenças como tuberculose ativa, hanseníase, alienação mental, esclerose múltipla, hepatopatia grave, neoplasia maligna, cegueira, paralisia irreversível e incapacitante, cardiopatia grave, doença de Parkinson e outras.

A proposta ainda exige regulamentação a ser publicada pelo Ministério da Saúde estabelecendo os tipos, os critérios para a caracterização e as condições para a manutenção desses benefícios referentes às complicações ou sequelas da Covid-19.

Militares na reserva

O relator ainda incorporou a inclusão de militares que estão na reserva remunerada entre os as pessoas com direito a isenção se portadores de doenças listadas na lei, como moléstia profissional, tuberculose ativa, alienação mental, esclerose múltipla, neoplasia maligna, cegueira, hanseníase e outras.

O benefício valerá também para os que forem para a reserva e tiverem sequelas e complicações devido à Covid-19.

Com informações da Agência Câmara.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?