metropoles.com

Câmara aprova criação de estatuto que simplifica obrigações tributárias

Proposta padroniza a Nota Fiscal Brasil Eletrônica (NFB-e), cria comitê nacional para o tema e Registro Cadastral Unificado (RCU)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Marina Ramos/Câmara dos Deputados
Plenário Câmara dos Deputados
1 de 1 Plenário Câmara dos Deputados - Foto: Marina Ramos/Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (14/12), o projeto de lei complementar nº 178/21. A proposta cria o Estatuto Nacional de Simplificação de Obrigações Tributárias Acessórias, que tem por objetivo padronizar e facilitar o cumprimento de obrigações fiscais. Agora, o projeto será analisado pelos senadores.

Com a unificação e compartilhamento de dados entre os Fiscos, será possível apurar tributos, fornecer declarações pré-preenchidas e respectivas guias de recolhimento de tributos pelas administrações tributárias. Entre as mudanças instituídas pela nova legislação, está a padronização da Nota Fiscal Brasil Eletrônica (NFB-e) e a criação do Registro Cadastral Unificado (RCU), que vai unificar cadastros fiscais.

O projeto foi apresentado pelo deputado Efraim Filho (União Brasil-PB), sob relatoria da deputada Paula Belmonte (Cidadania-DF). A parlamentar defendeu que o projeto “fará a diferença para todos os empreendedores do setor produtivo, porque reduz o trabalho para cumprir obrigações”.

O texto prevê também a criação do Comitê Nacional de Simplificação de Obrigações Tributárias Acessórias (CNSOA) em até 90 dias após a sanção da proposta. O grupo terá a função de monitorar a continuidade dos processos de desburocratização e de cooperação fiscal.

O comitê contará com 24 membros: seis da Receita Federal; seis das secretarias estaduais de Fazenda, indicados por meio do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz); três indicados dentre os secretários municipais da Fazenda de capitais estaduais; três por meio de entidade de representação nacional dos municípios brasileiros; e – seis indicados pelas confederações Nacional da Indústria (CNI), do Comércio (CNC), dos Serviços (CNS), da Agricultura e Pecuária (CNA), do Transporte (CNT), e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Com informações da Agência Câmara Notícias.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?