metropoles.com

Câmara aprova convite a Braga Netto para explicar nota de militares

Ministro da Defesa assinou nota, com outros militares, rebatendo críticas do presidente da CPI da Covid-19, senador Omar Aziz (PSD-AM)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Novo ministro da Defesa, general Walter Souza Braga Netto
1 de 1 Novo ministro da Defesa, general Walter Souza Braga Netto - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

A Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (13/7), convite ao ministro da Defesa, Walter Braga Netto. Os deputados querem esclarecimentos do general sobre a nota assinada por militares com ataques ao presidente da CPI da Covid-19 do Senado, senador Omar Aziz (PSD-AM).

O requerimento é de autoria do deputado federal Elias Vaz (PSB-GO), e foi subscrito pelos deputados Kim Kataguiri (DEM-SP), Léo de Brito (PT-AC), José Nelto (Podemos-GO), Padre João (PT-MG) e Hildo Rocha (MDB-MA).

O pedido inicial previa a convocação de Braga Netto. No entanto, após acordo com a base aliada do governo da comissão, os senadores aceitaram trocar para convite. A manobra permite que o ministro se recuse a comparecer.

Vaz afirmou que o Parlamento “não irá aceitar intimidação ao trabalho de fiscalização de agentes públicos”.

“A lei é para todos, doa a quem quer. O papel das Forças Armadas e do Ministério da Defesa não é tentar esconder irregularidades e atacar quem investiga corrupção, mas sim identificar e responsabilizar quem comete crime”, prosseguiu.

Entenda

A nota dos chefes das Forças Armadas foi uma reação à fala de Aziz de que “os bons militares deveriam estar envergonhados” com o envolvimento dos colegas de farda em “falcatruas do governo”.

Após a manifestação do senador, Braga Netto, em conjunto com os comandantes das três Forças Armadas, emitiu nota atacando Aziz. O texto provocou reações acaloradas no Legislativo.

Para acalmar os ânimos, o presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), reuniu-se um Braga Netto um dia após o caso e defendeu que “o assunto está encerrado”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?