Câmara: 364 deputados concordaram com prisão de Silveira. Veja votos
O plenário da Casa decidiu manter a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do STF, que determinou a detenção do parlamentar
atualizado
Compartilhar notícia
A Câmara dos Deputados decidiu manter a prisão em flagrante e sem fiança do deputado Daniel Silveira (PSL-RJ), detido desde terça-feira (16/2) no âmbito de inquérito do Supremo Tribunal Federal (STF) que investiga fake news, calúnias, ameaças e infrações contra os ministros da Corte.
Foram 364 votos a favor do parecer da relatora indicada pela Comissão de Constituição e Justiça, deputada Magda Mofatto (PL-GO), que recomendou a manutenção da prisão considerando “gravíssimas” as acusações imputadas ao parlamentar. Já os votos contrários à manutenção chegaram a 130, enquanto houve 3 abstenções.
Apesar de o PSL orientar os integrantes da sigla a irem contra a decisão de Moraes, de 53 parlamentares que integram a legenda de Silveira, 11 foram favoráveis a manter a prisão.
Dezenove bancadas orientaram seus parlamentares a votarem sim pelo relatório.
Veja a lista de orientações de cada partido:
Confira os votos de cada um dos deputados e seus respectivos partidos aqui.
Entenda
O parlamentar foi preso na última terça (16/2), em sua casa em Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro.
A ordem de prisão foi emitida pelo ministro Alexandre de Moraes, do (STF), depois que Silveira divulgou um vídeo com ataques a ministros da Corte e com elogios ao período da ditadura militar, inclusive ao AI-5, ato institucional que aprofundou a repressão aos opositores e que determinou, inclusive, o fechamento do Congresso Nacional.
Na gravação, o deputado afirma que os 11 ministros do Supremo “não servem para porra nenhuma para este país” e deveriam ser destituídos para a nomeação de “11 novos ministros”.
“Libertem Daniel”
Se não teve apoio entre os próprios pares, Daniel Silveira o recebeu de um grupo de apoiadores, que foram para a frente do Congresso nacional munidos de camisas amarelas, bandeiras do Brasil, faixas e cartazes.
Aos gritos, os manifestantes exigiam o impeachment dos ministros do STF e a liberdade do bolsonaristas: “Libertem Daniel”.
Veja as imagens captadas pelo repórter fotográfico do Metrópoles Igo Estrela: