metropoles.com

Caixa cria sistema de censura prévia a projetos culturais, diz jornal

Segundo a Folha de S.Paulo, novas regras exigem relatórios sobre posicionamento político de artistas e comportamento deles nas redes sociais

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
Prédio da Caixa no Setor de Autarquias Sul – Brasília – DF 04/11/2015
1 de 1 Prédio da Caixa no Setor de Autarquias Sul – Brasília – DF 04/11/2015 - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

Funcionários da Caixa Econômica Federal revelaram que foi criado um esquema de censura prévia a projetos culturais realizados em seus espaços em todo o Brasil. De acordo com informações da Folha de S.Paulo, as novas regras exigem relatórios nos quais constem o posicionamento político de artistas, o comportamento deles nas redes sociais, “possíveis pontos de polêmica de imagem para a Caixa” e outros “pontos polêmicos” sobre as obras.

A Folha teve acesso ao documento que mostra que devem ser levantadas informações de “possíveis riscos de atuação contra as regras dos espaços culturais, manifestações contra a Caixa e contra governo e quaisquer outros pontos que possam impactar”.

A Secretaria de Comunicação (Secom) do Governo Federal e a superintendência da Caixa em Brasília analisam os relatórios. Questões sobre sexualidade, gênero, período militar e sobre outros temas que não agradam ao presidente Jair Bolsonaro devem ser informadas.

Após elaborado, o relatório iria então para a superintendência da Caixa em Brasília, que poderia barrar ou aprovar o projeto. Nenhum projeto poderá ser contratado sem tais avais.

De acordo com o Observatório da Censura à Arte, ao menos 15 projetos teatrais foram cancelados no Brasil, apenas no segundo semestre de 2019. “Abrazo”, “Gritos” e “Lembro Todo Dia de Você” tinham em comum questões e imagens sobre sistemas autoritários e sexualidade.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?