Caixa contrata quase mil pessoas com deficiência e atinge 5% de PcD
Palácio do Planalto recebeu nesta sexta-feira (11/2) cerimônia para entrega dos crachás funcionais do banco aos novos contratados
atualizado
Compartilhar notícia
Após concurso exclusivo para pessoas com deficiência (PcD) lançado em 2021, a Caixa Econômica Federal convocou 992 empregados para reforçar o atendimento nas agências em todo o Brasil, bem como no setor de tecnologia do banco.
Com esse reforço, a Caixa vai alcançar a marca de 4,4 mil empregados PcD, o que representará 5% do quadro de pessoal. Em 2018, o banco público tinha cerca de 1,3 mil empregados PcD, que representavam 1,5% do efetivo.
Em evento realizado nesta sexta-feira (11/2) no Palácio do Planalto, um grupo de empregados PcD recebeu os crachás funcionais do banco, representando os novos contratados em todas as regiões do Brasil.
Em discurso na cerimônia, a primeira-dama Michelle Bolsonaro, que atua em prol da pauta da inclusão, agradeceu aos ministros e ao presidente da Caixa, Pedro Guimarães, pelo empenho em torno do tema.
“Meu sonho é ver outras instituições com a mesma missão de transformar o nosso país em um Brasil mais inclusivo”, disse Michelle. “A acessibilidade é essencial para permitir que os nossos cidadãos com deficiência possam usufruir dos serviços básicos com dignidade e independência.”
O presidente da Caixa, por sua vez, ressaltou a atuação da primeira-dama e disse que o concurso público realizado é motivo de “orgulho”.
O concurso para contratação de PcDs contou com mais de 40 mil candidatos inscritos ao cargo de técnico bancário novo (nível médio). As provas objetivas foram realizadas em novembro de 2021 e a convocação de 100% dos aprovados foi realizada na segunda quinzena de dezembro.
A remuneração inicial é de R$ 3 mil, além de benefícios como participação nos lucros, plano de saúde, plano de Previdência complementar, auxílio refeição e alimentação, vale transporte e auxílio creche. Há também ações de capacitação e oportunidades para ascensão e desenvolvimento profissional no banco.