metropoles.com

Cai 2ª liminar que impedia nomeação de Lula. Ele volta a ser ministro

Liminar poderia acarretar “grave lesão à ordem”, disse desembargador. Com a decisão, o ex-presidente é beneficiado pelo foro privilegiado

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
José Cruz/Agência Brasil
1006785-df_17032016posse%20de%20luladsc_3400-
1 de 1 1006785-df_17032016posse%20de%20luladsc_3400- - Foto: José Cruz/Agência Brasil

O desembargador Reis Friede, vice-presidente do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, derrubou nesta sexta-feira (18/3) liminar da 6ª Vara da Justiça Federal no Rio de Janeiro que suspendia a nomeação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na chefia da Casa Civil. A decisão foi proferida em pedido apresentado pela Advocacia Geral da União (AGU). Com a medida, Lula volta a ser ministro e a ter o foro privilegiado.

Em sua decisão, Reis Fride explicou que “não se pode olvidar, principalmente em um momento de clamor social como o que vivemos, que os atos administrativos gozam de presunção de legalidade, veracidade e legitimidade, a qual somente pode ser afastada mediante prova cabal, constante nos autos, acerca de sua nulidade”.

O vice-presidente acrescentou ainda que a liminar poderia acarretar grave lesão à ordem e à economia públicas, “tendo em vista o risco de agravamento da crise político-social que a nação atravessa”.

Para o vice-presidente do tribunal, Reis Friede, essa decisão não cabe a um juiz de primeira instância “uma vez que este impugna ato privativo de Presidente da República, o qual deve ser apreciado pelo Supremo Tribunal Federal”.

Na quinta (17), o TRF da 1ª Região (Distrito Federal) já havia derrubado uma liminar que tinha o mesmo objetivo. Segundo a Advocacia-Geral da União, já são mais de 50 ações na primeira instância que questionam a permanência de Lula no ministério.

Diante do grande número de processos, a AGU pediu para que o Supremo suspendesse essas ações que tramitam na primeira instância até que a Corte desse a palavra final sobre o caso. Relator do caso, o ministro Teori Zavascki ainda não se pronunciou sobre o caso.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?