metropoles.com

“Cada um que participou vai ser julgado”, diz Lula sobre 8/1

Declaração de Lula acontece no dia em imagens do Palácio do Planalto em invasão de 8/1 mostram agentes e chefe do GSI junto aos golpistas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Lula discursa durante reunião aberta em que recebe relatórios
1 de 1 Lula discursa durante reunião aberta em que recebe relatórios - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou, nesta quarta-feira (19/4), da cerimônia de posse do Conselho de Participação Social e de lançamento do Processo de Elaboração do Plano Plurianual Participativo. Durante o evento, o petista disse que cada um que participou do 8 de janeiro vai ser julgado.

A declaração do presidente acontece no dia em que imagens de câmeras de segurança mostraram agentes e o chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República, ministro Gonçalves Dias, junto aos invasores do Palácio do Planalto em 8 de janeiro.  As gravações de câmeras de segurança do dia do ataque golpista foram obtidas e divulgadas pela CNN Brasil. Lula, contudo, não comentou o episódio durante o evento desta quarta (19).

“Nesse coração aqui, não tem mais ressentimento e nem mágoa. Só quero dizer que cada pessoa que participou do golpe de 8/1, vai ser julgada, vai ter direito à presunção de inocência, que eu não tive, mas nós não deixaremos de julgar cada um golpista. Nesse país, não existe espaço para nazista e fascista e para quem não gosta de democracia”, disse Lula.

Em 8 de janeiro, bolsonaristas indignados com o resultado das eleições invadiram e destruíram os prédios do Congresso Nacional, Supremo Tribunal Federal e Palácio do Planalto.

“Não ganhamos a eleição para reclamar e ficar xingando o Bolsonaro. Nós ganhamos as eleições para dar ao povo brasileiro a dignidade que ele já viu, já viveu, sabe que é possível e conseguiram tirar. Esse é o meu compromisso. Eu, quando chegar no dia 31 de dezembro de 2026, quero ter uma reunião como essa com vocês para dizer que fizemos muito mais, cumprimos o que nos propusemos. Meu propósito é esse. Recuperar esse país imenso para 210 milhões de brasileiros”, acrescentou.

Na fala, o petista comemorou os feitos do governo, em 12o dias: “Já comemos quase 120 dias do nosso governo. Não esperava que tivéssemos condições de fazer o que fizemos e que o Brasil estivesse tão quebrado”, disse.

Na sequência, teceu críticas, sem citar nomes, ao governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). “O que fizemos em 13 anos, eles destruíram em 4 anos. Eles conseguiram destruir, achando que não voltaríamos mais. ‘Ó nois aqui’, outra vez'”, brincou.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?