metropoles.com

Cabral negocia delação premiada com a Procuradoria-Geral da República

Fontes afirmaram que o trato com o ex-governador do Rio de Janeiro pode afetar integrantes do Judiciário e do Ministério Público

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Carlos Magno/Gov do Rio de Janeiro
Sérgio Cabral
1 de 1 Sérgio Cabral - Foto: Carlos Magno/Gov do Rio de Janeiro

O ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral (PMDB), que está preso, negocia um acordo de delação premiada com o Ministério Público Federal (MPF) e a Procuradoria-Geral da República (PGR). Fontes afirmaram que a decisão pode afetar integrantes do Judiciário e do Ministério Público. As informações são do Valor Econômico.

O ex-chefe do Executivo fluminense cumpre pena no Presídio Bangu 8, no Rio de Janeiro, desde novembro passado. Ele é alvo da Operação Calicute, um desdobramento da Lava Jato. A Calicute revelou o esquema de cobrança de propina em obras durante a gestão de Sergio Cabral no Governo do Rio de Janeiro, entre 2007 e 2014. O ex-governador é acusado de corrupção e lavagem de dinheiro.

Além de Cabral, outros políticos e empresários do Rio citados em investigações têm procurado o MPF para negociar acordos e evitar a prisão. No caso do ex-governador, as conversas estão na fase de elaboração de anexos, na qual ele apresenta a procuradores os fatos que está disposto a contar, divididos em capítulos. Cada anexo traz um resumo das pessoas a serem delatadas e dos relatos a serem feitos.

O material, posteriormente, é avaliado pelo Ministério Público, que decide se os dados são ou não relevantes o bastante para fechar o acordo de colaboração e conceder benefícios ao delator.

A reportagem, até a última atualização desta matéria, não havia conseguido contato com a defesa de Cabral para comentar as informações.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?