BTG/FSB: 51% dizem que governo tem dificuldade de superar crise
Pesquisa mostra que percepção do brasileiro sobre economia está “contaminada” pela política; inflação ainda pesa no bolso do eleitor
atualizado
Compartilhar notícia
Pesquisa do Instituto FSB, contratada pelo BTG Pactual e divulgada nesta segunda-feira (26/9), mostra que 87% dos eleitores avaliam que o país passa por uma crise econômica; 51% consideram que o governo tem dificuldades de atravessá-la e 36% dizem que ele tem conseguido superá-la. Apenas 11% avaliam que o país vive um bom momento.
Ao cruzar as intenções de voto (estimulado) de primeiro turno com a avaliação sobre a economia atual, o levamento mostra que a percepção da população sobre a conjuntura está “contaminada” pela política.
De acordo com a sondagem, 95% daqueles que preferem Jair Bolsonaro (PL) aprovam a condução econômica. Enquanto isso, 73% dos eleitores de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reprovam.
Preços
Apesar da contaminação citada acima, a queda na inflação ainda não surtiu efeito e 73% consideram que nos últimos três meses os preços aumentaram. Apenas 15% sentiram uma diminuição.
Sobre os próximos três meses, 27% acreditam que os preços ficarão como estão; 36% esperam novos aumentos e 29% avaliam que os produtos ficarão mais baratos nas prateleiras.
Situação financeira
Em meio ao sentimento do encarecimento dos itens de consumo, o eleitor avalia que sua renda continua igual. Ou seja, não acompanhou a inflação. De acordo com a pesquisa, para 49% está igual, 19% considera que melhorou e 32%, que piorou.