metropoles.com

Bruno Covas: “Avisem se pedirem AI-5 para eu sair e protestar”

Internado para terceira sessão de quimioterapia contra agressivo câncer no estômago, prefeito de São Paulo defende democracia em postagem

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Agência Brasil
bruno covas
1 de 1 bruno covas - Foto: Agência Brasil

O prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), foi ao Instagram na tarde desta terça-feira (26/11/2019) para se posicionar fortemente contra mais uma manifestação de um aliado do governo Bolsonaro sobre eventual necessidade de um “AI-5” (o ato institucional instituído em 1968 que marcou o começo do período mais duro, mais repressor da ditadura militar, de 1964 a 1985).

“Alguém me avise se pedirem o AI-5 de novo para eu sair do hospital e ir protestar contra”, escreveu o neto do ex-governador de São Paulo e primeiro candidato tucano ao Planalto, Mário Covas, que lutou contra a ditadura militar. Bruno Covas encerrou a postagem com as hashtags #democracia e #AI5nao.

Ele está internado para a terceira sessão de quimioterapia contra um agressivo câncer no estômago, com metástase no fígado.

Ver essa foto no Instagram

 

Alguém me avise se pedirem o AI-5 de novo para eu sair do hospital e ir pra rua protestar contra. #democracia #AI5nao

Uma publicação compartilhada por Bruno Covas (@brunocovas) em

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse nessa segunda-feira (25/11/2019) que é “uma insanidade” que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva peça a presença do povo em manifestações na rua e sugeriu que um eventual pedido por um “AI-5″ seria uma consequência do discurso de polarização do petista.

“Quando o outro lado ganha, com dez meses você já chama todo mundo pra quebrar a rua? Que responsabilidade é essa? Não se assustem então se alguém pedir o AI-5”, afirmou o ministro. Guedes ainda sugeriu que o projeto de lei do excludente de ilicitude seria uma resposta do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ao discurso de Lula.

No fim de outubro, antes de Lula ser solto, o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente, defendeu medidas como “um novo AI-5” para conter manifestações de rua caso “a esquerda radicalizasse”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?