metropoles.com

Brasil restringe voos vindos da Índia devido a variante do coronavírus

Já há restrições para entrada no país de passageiros vindos do Reino Unido, da Irlanda do Norte e da África do Sul. Cargas seguem liberadas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Aeroporto JK
1 de 1 Aeroporto JK - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Em portaria publicada na noite desta sexta-feira (14/5), o governo brasileiro estabeleceu restrições para voos provenientes da Índia. O país fica incluído na lista de restrição para pouso no Brasil, que já inclui Reino Unido, Irlanda do Norte e África do Sul.

Há 10 dias a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou a proibição de voos e viajantes que vêm da Índia. O país enfrenta uma crise sanitária grave com a variante B.1617 do coronavírus, que tem capacidade de transmissão maior do que a cepa original do vírus.

Uma nota técnica foi enviada no dia 4 de maio ao Comitê de Crise para a Supervisão e Monitoramento dos Impactos da Covid-19, segundo informações do colunista Gerson Camarotti, do G1.

3 imagens
Fila de vacinação em hospital privado na Índia
Casos de Covid-19 explodiram na Índia
1 de 3

Pessoas com o rosto coberto como medida de precaução contra COVID-19, durante a coleta de amostra de swab nasal para o Teste Rápido de Antígeno do Corona virus (RAT), em Gandhi Darshan, Rajghat antes de Gandhi Jayanti, em 30 de setembro de 2020, em Nova Delhi, Índia.

Mayank Makhija/NurPhoto via Getty Images
2 de 3

Fila de vacinação em hospital privado na Índia

Divulgação YouTube
3 de 3

Casos de Covid-19 explodiram na Índia

Hindustan Times / GettyImages

Além de proibir voos internacionais que tenham origem ou passagem pela Índia, a portaria estabelece que o passageiro com origem ou histórico de passagem pelo país nos últimos quatorze dias deverá permanecer em quarentena por 14 dias ao ingressar no território brasileiro.

A portaria mantém a liberação de voos de cargas, para evitar prejuízos econômicos e de saúde, uma vez que o Brasil recebe insumos da Índia para vacinas contra a Covid-19.

O texto é assinado pelos ministros da Casa Civil, da Justiça e Segurança Pública e da Saúde e foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União (DOU).

Veja a íntegra:

Portaria Nº 653, De 14 de Maio de 2021 – Portaria Nº 653, De 14 de Maio de 2021 – Dou – Imprensa Nacional by Carlos Estênio Brasilino on Scribd

Covid-19 na Índia

Segundo o site Our World in Data, ligado à Universidade de Oxford, o coronavírus já infectou mais de 24 milhões de pessoas na Índia. Ao todo, a Índia contabiliza mais de 258 mil mortes em decorrência da Covid-19.

A variante B.1617, identificada primeiramente na Índia no ano passado, foi classificada nesta semana pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um tipo digno de preocupação global.

Segundo a cientista chefe da entidade, Soumya Swaminathan, até onde se sabe, as vacinas contra a Covid-19 e tratamentos disponíveis são eficazes contra a cepa indiana. Ela ressaltou, no entanto, que as evidências ainda são recentes e é importante “dar tempo” para que mais dados sobre a variante B.1617 sejam coletados.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?