metropoles.com

Brasil fica comprometido por redução global da atividade, diz Mourão

Presidente em exercício defende o aumento de exportações para a China, com diversificação dos produtos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Romério Cunha/VPR
06/04/2019 Segundo dia da viagem oficial do Vice-Presidente da R
1 de 1 06/04/2019 Segundo dia da viagem oficial do Vice-Presidente da R - Foto: Romério Cunha/VPR

O presidente em exercício Hamilton Mourão (PRTB) afirmou nesta segunda-feira (09/09/2019) que o mundo acompanha com “apreensão” a escalada das barreiras tarifárias e o aumento do risco de recessão global pelo conflito entre a China e os Estados Unidos. Durante cerimônia de 15 anos do Conselho Empresarial Brasil-China (CEBC), o general disse que qualquer ganho de curto prazo que o Brasil está tendo com o conflito pode ficar comprometido com a desaceleração global.

“Sabemos que ganhos de curto prazo para o Brasil, como a demanda por soja, podem ficar comprometidos pela redução global da atividade econômica”, afirmou Mourão.

Ele disse que o Brasil quer diversificar as exportações à China. Segundo Mourão, ir além das vendas de produtos de baixo valor agregado – como soja e minério – é um “desafio persistente” do país. “O colosso asiático não deve ser visto apenas como destino fácil para exportação de commodities. A China amplia e diversifica sua presença política e econômica no exterior, apresentando-se como protagonista”, comentou.

Segundo ele, o Brasil tem tentando criar o “ambiente político propício” e um clima de confiança para diversificar as exportações à China. O presidente disse ainda que a guinada no consumo interno chinês, bem como a disposição da China em fazer investimentos em infraestrutura no exterior, são oportunidades para o Brasil.

O Ministério da Agricultura brasileiro recebeu nesta segunda comunicação oficial da Administração Geral da Aduana da China (GACC) sobre a habilitação de 25 novos frigoríficos de carne – 17 de bovinos, seis de frango, uma de suínos e uma de asininos. Com isso, o país, que antes tinha 64 plantas habilitadas a exportar para o gigante asiático, passa a ter 89.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?