Brasil envia neste domingo ajuda humanitária ao Haiti após desastres
Força Aérea Brasileira (FAB) transportará militares do Corpo de Bombeiros, materiais e equipamentos de emergência, além de medicamentos
atualizado
Compartilhar notícia
O governo brasileiro anunciou que enviará ajuda humanitária ao Haiti, país colapsado após sofrer um terremoto e um ciclone tropical nas últimas semanas.
Com destino a Porto Príncipe, a Força Aérea Brasileira (FAB) transportará militares do Corpo de Bombeiros, materiais e equipamentos de emergência, além de medicamentos e insumos estratégicos para atendimento de saúde.
A operação é coordenada por ação interministerial brasileira, composta pelas pastas da Justiça, Segurança Pública, Defesa, Relações Exteriores (MRE), Saúde e Desenvolvimento Regional.
A ajuda foi confirmada pelo Ministério da Defesa na tarde deste sábado (21/8).
O KC-390 (foto em destaque) realiza sua segunda missão de assistência humanitária internacional. Em meados de agosto de 2020, a aeronave transportou seis toneladas de material para o Líbano, em função de uma grande explosão no Porto de Beirute.
Desastres e fome
O Haiti vive as agruras de dois desastres recentes. Depois que um terremoto atingiu a ilha caribenha no sábado (14/08), deixando pelo menos 2,1 mil mortos, o ciclone tropical Grace acentuou os problemas. Ao todo, quase 10 mil pessoas ficaram feridas.
Mais de 30 mil pessoas que acabaram desalojadas têm sobrevivido vagando pelas ruas, em busca de comida, água e refúgio. As cidades de Cayes e Jérémie, no sudoeste da ilha, foram as mais afetadas.