Brasil é “virgem que todo tarado de fora quer”, diz Bolsonaro
Presidente se referia às declarações de líderes mundiais, entre eles o papa, a respeito do estado de conservação das florestas brasileiras
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente Jair Bolsonaro comparou o Brasil a “uma virgem que todo tarado de fora quer” ao comentar a pressão internacional pela preservação da Amazônia. O mandatário do país deixava o Palácio da Alvorada na noite de sábado (06/07/2019), rumo a uma festa junina, quando foi questionado por jornalistas a respeito de declarações recentes do papa Francisco, que alertou para uma situação “séria e insustentável” na floresta.
Irritado, o chefe do Executivo federal parou por alguns minutos e explanou o que pensa a respeito da questão ambiental. Durante a realização do G-20, no Japão, a preservação da biodiversidade brasileira gerou comentários públicos do presidente francês, Emmanuel Macron, e da chanceler alemã, Angela Merkel.
“Vim aqui para mudar. Não estou preocupado com nada, a não ser fazer com que o meu país seja respeitado lá fora e dei a devida resposta para o Macron e para a Angela Merkel. Muito educada”, relatou Bolsonaro, de acordo com a Folha de São Paulo, aos repórteres presentes na saída do Alvorada.
O presidente contou que convidou ambos a sobrevoar o Brasil entre Boa Vista e Manaus para verificarem o estado de conservação da floresta. “Se encontrarem um hectare de devastação de terra, eles têm razão”, pontuou. Prosseguiu dizendo que pediu também para fazer o mesmo na Europa. “Se tiver um hectare de floresta, vocês [Macron e Merkel] têm razão.” Em seguida, Bolsonaro disparou: “O Brasil é uma virgem que todo tarado de fora quer. Desculpe aqui as mulheres”. (Com informações da Folha de São Paulo)