metropoles.com

Braga Netto será intimado pela PGR por suposta ameaça sobre eleições

Cabe ao procurador-geral da República, Augusto Aras, decidir se há elementos para abrir investigação formal contra o ministro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
aras
1 de 1 aras - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O procurador-geral da república, Augusto Aras, intimará o ministro da Defesa, general Walter Braga Netto, pela suposta ameaça feita ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), condicionando as eleições de 2022 ao voto impresso e auditável. A informação é da Folha de São Paulo.

O pedido de investigação, que partiu do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, solicita que o procurador-geral colha relatos de todos os envolvidos na suposta ameaça, inclusive o próprio Arthur Lira.

O ministro Gilmar Mendes encaminhou também para a PGR, nessa terça-feira (27/7), quatro ações apresentadas à Corte contra o ministro da Defesa por supostas ameaças às eleições de 2022, condicionando-a ao voto impresso.

O caso também conta com testemunhas que, segundo parlamentares, presenciaram o momento e estariam envolvidos no desentendimento com o chefe da Defesa: o deputado federal Luis Miranda e o agora ministro da Casa Civil, senador Ciro Nogueira (PP-PI).

Cabe a Augusto Aras decidir se há elementos para abrir investigação formal contra o ministro. O envio à PGR é uma medida de praxe.

A denúncia

De acordo com o jornal O Estado de S. Paulo, o ministro da Defesa, general Walter Braga Netto, teria mandado, no último dia 8 de julho, um recado ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), de que não haverá eleições em 2022 se não for aprovado o voto impresso e auditável.

O recado chegou ao presidente da Câmara por meio de um interlocutor. Ao dar o aviso, porém, Braga Netto estaria acompanhado de chefes militares das Forças Armadas.

Ao receber o aviso, Lira entendeu se tratar, segundo o jornal, de uma ameaça de golpe. Para o titular da Câmara, era algo gravíssimo. Por isso, foi atrás do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) para esclarecer a situação e disse ao chefe do Executivo federal que iria com ele até o fim, mesmo se fosse para perder a eleição, mas não admitiria golpe.

Braga Netto, por sua vez, se defendeu dizendo que a notícia se tratava de “mentira e invenção”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?