metropoles.com

Braga entrega parecer favorável à aprovação de Aras para a PGR

Relator da indicação do subprocurador para o comando do MPF, senador do Amazonas ressaltou experiência do escolhido por Bolsonaro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Internet/Divulgação
Internet/Divulgação
1 de 1 Internet/Divulgação - Foto: Internet/Divulgação

O senador Eduardo Braga (PSDB-AM) apresentou, na tarde desta segunda-feira (16/09/2019), parecer favorável à indicação de Augusto Aras para o cargo de procurador-geral da República, no lugar de Raquel Dodge. Apesar do texto técnico, o relator afirmou que, como parlamentar, votará favorável ao nome de Aras à PGR.

“Enquanto relator, me cabe analisar a parte técnica e jurídica. Como senador, vou votar a favor”, sustentou. “Conversando com Aras, ele deixa claro a posição de independência da instituição. Esperamos que seja assim do ponto de vista ideológico e partidário”, acrescentou.

Com um relatório curto, com seis páginas, Braga defendeu a carreira jurídica do indicado e mencionou os 30 anos de docência acadêmica dele. Atualmente, Aras é professor da Universidade de Brasília (UnB) e da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU).

Confira a íntegra do parecer de Braga:

Relatório Aras by Lourenço Flores on Scribd

O senador destacou ainda que o subprocurador não tem registro “nem como profissional nem como cidadão” de más condutas. “Ao contrário, foi agraciado com inúmeras comendas e honraria que demonstram reconhecimento público”, escreveu.

No texto, o relator citou ainda uma carta (veja abaixo) escrita pelo subprocurador ao próprio parlamentar, que promete devolver a carteira dele da Ordem de Advogados do Brasil (OAB) e deixar a sociedade do “Aras Advogados Associados”, com sede em Salvador, “certo ainda que jamais exerceu advocacia contra a União”.

 

 

Calendário
O texto será lido nesta quarta-feira (18/09/2019) na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Depois disso,  a presidente do colegiado, Simone Tebet (MDB-MS), concederá vista coletiva para depois ser realizada a sabatina.

Em conversa com Tebet e Braga, o presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre (DEM-AP), afirmou que a sabatina deve ser feita no dia 25 deste mês, pela manhã. O relator acredita ainda que o texto deve ir a plenário na mesma data.

“Creio que terminada a sabatina, algum senador, inclusive eu, poderá pedir urgência. Sendo votada, poderá ser apreciada no próprio dia 25. Mas cabe à Tebet e ao Alcolumbre definir isso”, explicou o relator da indicação.

O parecer de Braga, por sua vez, só é votado pela CCJ depois do interrogatório dos senadores. Para ser aprovado, precisa de maioria simples. Já a etapa final da tramitação é concluída em votação do plenário da Casa. São necessários 41 votos, ou seja, maioria absoluta para aprovar o nome de Aras ao cargo.

Visitas no Senado
Indicado no último 5 de setembro pelo presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), Aras tem feito visitas frequentes aos gabinetes dos senadores. Nesta segunda, ele chegou ao Senado por volta das 11h e deixou a Casa às 16h30. Visitou quatro gabinetes e, segundo estimativa da assessoria de imprensa dele, faltam ainda 40.

Ao Metrópoles, Alcolumbre avaliou que “dificilmente” a indicação de Aras à PGR será rejeitada pela Casa. Ele já dá como certo o nome do subprocurador ao cargo. O senador contou que já conversou com a maioria dos parlamentares e todos se dizem muito “satisfeitos” com a ideia de Aras assumir a PGR. “Muito dificilmente vai ser rejeitado”, previu.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?