metropoles.com

Braço direito de Ernesto Araújo é indicado para assumir vaga na OEA

Atual secretário-geral do Itamaraty, Otávio Brandelli ainda precisa ser sabatinado no Senado e terá nome analisado pelo plenário da Casa

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/Itamaraty
Otávio Brandelli
1 de 1 Otávio Brandelli - Foto: Divulgação/Itamaraty

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) indicou nesta sexta-feira (16/4) o atual secretário-geral das Relações Exteriores, Otávio Brandelli, para exercer o cargo de representante permanente do Brasil junto à Organização dos Estados Americanos (OEA), cuja sede fica em Washington, capital dos Estados Unidos.

O despacho, publicado no Diário Oficial da União (DOU), encaminha o nome de Brandelli para apreciação do Senado Federal.

O atual número dois do Itamaraty, que era braço direito do ex-ministro da pasta Ernesto Araújo, deverá ser sabatinado pela Comissão de Relações Exteriores (CRE), hoje presidida pela senadora Kátia Abreu (PP-TO). Depois, terá de ser aprovado pelos senadores durante votação em plenário.

Antes de assumir a secretaria-geral do Itamaraty, Brandelli era diretor do Departamento do Mercosul. Se aprovado pelo Senado, ele será o terceiro a assumir um cargo em Washington apenas no último ano, após mudanças que diminuíram a influência da chamada ala ideológica do governo federal.

Até o momento, o ex-ministro da Educação Abraham Weintraub e o irmão, Arthur Weintraub, que era assessor especial da Presidência da República, ganharam cargo no país norte-americano, respectivamente, na diretoria-executiva do Banco Mundial e um cargo de confiança na OEA.

Apesar de ter feito parte da gestão do chanceler Araújo, Brandelli é visto como um perfil moderado dentro do Itamaraty.

Para o lugar de Brandelli, o governo deve indicar o embaixador Fernando Simas, cuja nomeação ainda não foi oficializada. A secretaria-geral do Itamaraty é o posto administrativo mais alto da carreira de um diplomata.

Nos bastidores, a indicação de Simas é vista como uma retomada do respeito à pasta no âmbito da hierarquia e da experiência.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?