metropoles.com

Bomba no DF: petistas e membros do futuro governo cobram apuração

Políticos e futuros ministros de Lula repercutiram a tentativa de atentado à bomba contra aeroporto de Brasília. Bolsonarista foi preso

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
foto-bomba-aeroporto-brasilia
1 de 1 foto-bomba-aeroporto-brasilia - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

A tentativa de atentado terrorista à bomba contra o Aeroporto Internacional de Brasília na véspera e no Natal deste ano repercutiram entre os membros do futuro governo. A deputada federal Maria do Rosário (PT-RS) afirmou neste domingo (25/12) que irá propor que a Câmara acompanhe as investigações junto com novo ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino.

“Sem ingenuidade! Como deputada federal, proponho Câmara acompanhar investigações junto com novo governo”, escreveu a parlamentar. “Dinamite, detonadores, tecnologia empregada não se conseguem na ferragem da esquina”, completou. Ela chamou os autores da tentativa do ataque de “fascistas”.

A Câmara pode acompanhar as investigações por meio de uma comissão externa, comissão parlamentar de inquérito ou grupo de trabalho (GT).

“Proponho que a Câmara dedique-se fortemente à defesa da democracia, portanto conversarei sim com o presidente Arthur Lira para apoie e defina um formato de acompanhamento. O Brasil precisa de um processo de desradicalização e valorização da política como caminho de diálogo, exatamente o contrário destes atos violentos, perigosos e ilegais”, disse a deputada ao Metrópoles.

O futuro ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, também se manifestou nas redes sociais. “A polícia prendeu o bolsonarista que arquitetou a explosão de um caminhão no Aeroporto de Brasília”, disse. “Golpismo e terrorismo armamentista devem e serão tratados como crimes pela justiça”, reiterou o futuro ministro.

O líder do PT na Câmara, o deputado federal Reginaldo Lopes (MG), pediu a prisão dos responsáveis pela tentativa de atentado terrorista contra o Aeroporto Internacional de Brasília. “Cadeia neles!”, escreveu o político mineiro em sua rede social.

Já o cotado para assumir o Ministério das Comunicações, o deputado federal Paulo Teixeira (PT-SP), afirmou que “eles [golpistas] não passarão” e que o objetivo da bomba no aeroporto era contra a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Outro possível ministro de Lula, o deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS), também se manifestou após o incidente. “É importante que essas pessoas sejam investigadas e punidas pelos seus atos. Tolerância zero com terrorismo!”, disparou o político. Pimenta deve ocupar a Secretaria de Comunicação (Secom).

https://twitter.com/DeputadoFederal/status/1607112350443896832

Mais cedo, o site publicou que Flávio Dino irá propor à Procuradoria-Geral da República (PGR) e ao Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) que constituam grupos especiais para “combate ao terrorismo e ao armamentismo irresponsável”.

Fora do governo 

O presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, considerou o episódio envolvendo a bomba em Brasília como “grave” e que o fato “mostra o que o extremismo conseguiu fabricar”, sendo essa uma patologia, ou seja, uma doença social que precisa de medidas preventivas “profilaxia”.

Outro que se manifestou foi o senador Alessandro Vieira (PSDB-SE). Ele defendeu uma ação de desmonte dos acampamentos bolsonaristas em  frente aos quartéis e com a identificação de seus ocupantes. “O terrorismo doméstico já é um problema grave em vários países”, disse o político, que também foi delegado de polícia por 17 anos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?