metropoles.com

Bolsonaro volta a criticar Lula por defesa do regime cubano

Internado em SP, presidente compartilhou vídeo que mostra petista defendendo Fidel Castro e as atuais manifestações no país caribenho

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
presidente jair bolsonaro está internado em são paulo
1 de 1 presidente jair bolsonaro está internado em são paulo - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Internado em São Paulo, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a criticar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pela defesa do regime cubano. O chefe do Executivo nacional compartilhou vídeo nas redes sociais, neste sábado (17/7), cuja autoria remete ao empresário Luciano Hang, no qual o petista aparece defendendo Fidel Castro e, em seguida, são exibidas cenas dos confrontos em Cuba nos últimos dias.

O vídeo mostra uma entrevista de Lula de 2008 na qual ele chama Fidel de “único mito vivo na história da humanidade”. À época, Fidel renunciou e irmão dele, Raúl Castro, assumiu o poder. Fidel morreu em Havana na noite de 25 de novembro de 2016, aos 90 anos.

Na legenda, Bolsonaro escreveu: “E se as gerações de agora já pagam um alto preço… Imaginem as que virão… E nós vamos juntos resolver isso… Por nós, nossos filhos e netos… Pelas futuras gerações… DEUS, PÁTRIA, FAMÍLIA…

Estado de saúde do presidente

O presidente Jair Bolsonaro está “evoluindo satisfatoriamente”, mas segue sem previsão de alta, de acordo com boletim médico divulgado na noite dessa sexta-feira (16/7).

Internado desde quarta-feira (14/7) para tratar uma obstrução intestinal, o mandatário “passou por exame de tomografia computadorizada do abdômen, que evidenciou melhora do quadro de suboclusão”.

O presidente está no Hospital Vila Nova Star, na zona sul de São Paulo, para tratar uma obstrução no intestino.

Confira o último boletim divulgado:

“O Hospital Vila Nova Star informa que o Senhor Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, continua evoluindo satisfatoriamente. Nesta tarde, o paciente passou por exame de tomografia computadorizada do abdômen, que evidenciou melhora do quadro de suboclusão. O presidente aceitou bem o início da alimentação. Segue em cuidados clínicos, sem previsão de alta hospitalar.

Protestos em Cuba
No último fim de semana, houve protestos na ilha caribenha contra o governo do país. Sob os gritos de “liberdade” e “abaixo a ditadura”, milhares manifestaram em Havana por causa da piora da pandemia de coronavírus no país e da falta de vacinas.

Segundo o site Our World In Data, só 28,43% da população do país caribenho receberam ao menos uma dose da vacina contra Covid-19.

De acordo com relatos publicados nas redes sociais, alguns manifestantes que protestavam contra o governo foram presos. Os moradores também afirmam que houve cortes de eletricidade na ilha.

O presidente cubano, Miguel Díaz-Canel, que está no poder desde 2018, marchou pelas ruas de Havana acompanhado de militantes do partido, que entoaram gritos como “Viva Cuba” e “Viva Fidel”.

Lula tem responsabilizado o bloqueio econômico imposto pelos Estados Unidos no país pela situação. Segundo ele, o bloqueio é o principal entrave ao desenvolvimento cubano.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?