metropoles.com

Bolsonaro volta a Brasília com tapete vermelho e segurança reforçada

Políticos aliados e os que tentam se aproximar do presidente eleito farão uma cerimônia de beija-mão em sessão no Congresso Nacional

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
jair bolsonaro
1 de 1 jair bolsonaro - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Jair Bolsonaro (PSL) desembarca em Brasília nesta terça-feira (6/11) com toda a pompa de presidente eleito. Com segurança reforçada e tapete vermelho, a primeira grande agenda do futuro chefe do Executivo federal na capital da República é uma sessão solene em comemoração aos 30 anos da Constituição.

Por volta das 5h30 desta terça-feira (6/11), o presidente eleito deixou a residência, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, rumo à Base Aérea do Galeão. No trajeto, um dos batedores se acidentou. A expectativa é de que o avião com a comitiva de Bolsonaro decolasse por volta das 7h.

 A partir das 10h, ele estará ao lado das principais autoridades do país na atualidade, como o atual presidente da República, Michel Temer, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, e os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE).

Apesar dos convidados ilustres, Bolsonaro certamente será o mais cortejado. Políticos aliados e os que tentam se aproximar dele farão uma sessão de beija-mão do presidente eleito. Um extenso tapete vermelho foi instalado nos salões Verde (Câmara) e Azul (Senado). O cerimonial, com ares de posse presidencial, já está preparado pelas equipes técnicas do Congresso Nacional.

Um forte esquema de segurança foi montado pela Polícia Legislativa. O nível de proteção ao futuro presidente é tão alto que jornalistas não poderão acompanhar a sessão no plenário.

O veto à imprensa destoa da postura adotada pelo Congresso em grandes eventos, como a própria posse de outros presidentes e votações importantes. Na história recente, jornalistas puderam, por exemplo, acompanhar as votações do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff e as das denúncias contra o presidente Michel Temer.

Renan Melo Xavier/Metrópoles
Tapete vermelho foi estendido por toda a área nobre do Congresso Nacional

Jair Bolsonaro, no entanto, pode quebrar protocolos. A expectativa é o presidente eleito ir ao seu gabinete parlamentar e conversar com servidores que o auxiliam nas atividades como deputado federal. O escritório do militar fica no Anexo 3 da Câmara.

Em transição
A viagem de Bolsonaro marca o início da transição de governos. Nesta quarta-feira (7/11), às 16h, ele terá a primeira reunião particular com o presidente Michel Temer. Vinte e sete nomes que vão trabalhar no governo de transição foram divulgados nesta segunda (5) em edição extra do Diário Oficial da União (DOU). São 22 indicados pelo presidente eleito e outros cinco pela atual gestão, do presidente Michel Temer.

A lista conta com nomes anunciados anteriormente, entre eles o general da reserva Augusto Heleno e o tenente-coronel da reserva das Forças Armadas e astronauta Marcos Pontes, e o economista Paulo Guedes.

Os atuais presidente e vice-presidente do PSL estão na lista: Gustavo Bebianno e Gulliem Lemos – ou Julian Lemos, eleito deputado federal pelo PSL-PB.

A sessão
O evento faz parte de uma série de ações promovidas ao longo deste ano para recordar o trigésimo aniversário da Constituição. Promulgada em 5 de outubro de 1988, a Carta Magna tornou-se símbolo do processo de redemocratização nacional.

Ela foi discutida e votada de fevereiro de 1987 a setembro de 1988, por 559 parlamentares constituintes (72 senadores e 487 deputados federais), com a participação intensa da sociedade. A Carta estabeleceu diversas garantias e direitos considerados fundamentais.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?