metropoles.com

Bolsonaro visita barragem com entraves e ataca governadora petista

Bolsonaro cumpre agenda nesta quarta-feira (9/2) no Rio Grande do Norte, estado atualmente chefiado por Fátima Bezerra (PT)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Alan Santos/PR
51871081548_b202deff1c_c
1 de 1 51871081548_b202deff1c_c - Foto: Alan Santos/PR

O presidente Jair Bolsonaro (PL) visitou, nesta quarta-feira (9/2), obras da Barragem de Oiticica, em Jucurutu (RN), que enfrenta entraves relacionados à desapropriação de terras de famílias de trabalhadores rurais que vivem na área. As obras são executadas pelo governo do estado, mas contam com recursos do governo federal. A governadora Fátima Bezerra (PT) não esteve presente no evento.

“A gente lamenta não podermos fechar a barragem para que ela possa encorpar e realmente represar água, porque virou uma questão política por parte da governadora. É dar atenção a minorias que lutam pelo direito a não barragens. O que é isso? Por causa de 10, 15 famílias ou pessoas que são usadas politicamente para tal, isso não é concluído”, disse Bolsonaro em discurso.

Na sequência, ele falou, sem citar nomes, que há pessoas que fazem “maldade com o povo para buscar poder para si”.

“A gente espera que brevemente nós consigamos pegar essas pessoas, como já está previsto, e alocá-las num local adequado para elas. Não podem 15 pessoas prejudicar mais de 300 mil outras que vivem na Região do Seridó. Essa barragem é muito importante para o nosso Nordeste. A gente pede a Deus que amoleça esses corações de pessoas que fazem maldade com o povo para buscar poder para si. Que isso brevemente seja solucionado”, concluiu.

A Barragem de Oiticica é a maior obra de infraestrutura hídrica em andamento no Rio Grande do Norte. As obras começaram em 1952.

Porta de entrada das águas do Rio São Francisco no Rio Grande do Norte, a estrutura está praticamente pronta e vai atender cerca de 330 mil pessoas de oito cidade potiguares, além de contribuir com o controle das cheias na região e permitir uma ampliação de até 10 mil hectares da área irrigada da Bacia de Piranhas-Açu.

Durante a agenda, também foi assinada ordem de serviço para a segunda etapa da obra de pavimentação em Jucurutu, interligando a sede do município ao distrito de Serra de João do Vale. Com investimentos de R$ 6,9 milhões, serão executados serviços de terraplanagem, drenagem e obras de arte corrente, sinalização, pavimentação e interseção com a BR-226/RN.

Agenda no Nordeste

Antes do Rio Grande do Norte, o mandatário do país passou pelo Ceará e por Pernambuco e tem feito eventos associados a campanha eleitoral.

A viagem ao Nordeste, anunciada com semanas de antecedência, é parte de um movimento do chefe do Executivo nacional para se aproximar da região que mais o rejeita, de acordo com as pesquisas.

A pesquisa Datafolha de dezembro de 2021 mostrou Bolsonaro com 17% de intenções de voto no Nordeste, ante 61% de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Acompanham a agenda os ministros potiguares Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional) e Fábio Faria (Comunicações), que travam uma disputa entre quem vai concorrer ao governo do estado. No discurso, Marinho elogiou o colega e afirmou que ele está fazendo uma revolução digital no país através do 5G.

Também estão presentes os ministros Gilson Machado (Turismo), João Roma (Cidadania) e Luiz Eduardo Ramos (Secretaria-Geral da Presidência).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?