metropoles.com

Bolsonaro vê “problemas sociais” nas eleições e alerta Forças Armadas

Presidente questionou militares sobre efetivo para conter possível crise. As declarações foram dadas em viagem a Chapecó, em Santa Catarina

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Presidente Bolsonaro faz pronunciamento sobre o novo auxílio emergêncial.
1 de 1 Presidente Bolsonaro faz pronunciamento sobre o novo auxílio emergêncial. - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Em viagem a Chapecó, em Santa Catarina, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou que tem conversado com as Forças Armadas sobre as eleições do próximo ano.

Nesta quarta-feira (7/4), o chefe do Palácio do Planalto disse estar preocupado com “problemas sociais gravíssimos” durante o pleito. Ele cobrou informações sobre efetivo para conter uma suposta crise.

“Eu temo por problemas sociais gravíssimos no Brasil. Converso com as nossas Forças Armadas. Se eclodir isso pelo Brasil, o que nós vamos fazer? Temos efetivo para conter a quantidade de problemas que podemos ter pela frente?”, destacou. O presidente não detalhou quais possíveis problemas ele tem avistado.

Apesar da preocupação com a corrida eleitoral, Bolsonaro disse que está se “lixando” para a disputa política. “O que nós devemos fazer para evitar isso daí? Como nos preparar? Não é hora de ver biografia. Tô me lixando pra 22, vai ter uma pancada de candidatos”, afirmou.

Ele também repetiu que não vai usar os militares para tirar as pessoas da rua.

“Não vai ter lockdown nacional. Como alguns ousam dizer por aí que as Forças Armadas deveriam ajudar alguns governadores nas suas medidas restritivas, o nosso Exército brasileiro não vai à rua para manter o povo dentro de casa”, reforçou

A declaração envolvendo as Forças Armadas ocorre uma semana após o presidente provocar uma crise com os militares.

Bolsonaro demitiu o general Fernando Azevedo e Silva, então ministro da Defesa, em 29 de março. A medida foi considerada uma interferência política na caserna. Insatisfeitos, os comandantes do Exército, da Marina e da Aeronáutica pediram demissão.

Agenda no Sul

O presidente visitou o Centro Avançado de Atendimento à Covid-19 no estado. Estavam presentes no evento o prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD), e a governadora em exercício de Santa Catarina, Daniela Reinehr (sem partido).

Acompanham o presidente na agenda no Sul do país os ministros da Saúde, Marcelo Queiroga, das Relações Exteriores, Carlos Alberto França, do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Augusto Heleno, e da Secretaria-Geral da Presidência, Onyx Lorenzoni.

4 imagens
Ministro Marcelo Queiroga
Prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD)
Daniela Reinehr (sem partido), governadora em exercício de Santa Catarina
2 de 4

Ministro Marcelo Queiroga

Reprodução
3 de 4

Prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD)

Reprodução
4 de 4

Daniela Reinehr (sem partido), governadora em exercício de Santa Catarina

Reprodução

Após Chapecó, Bolsonaro terá agenda em Foz do Iguaçu (PR), para acompanhar o término da obra da pista de pouso e decolagem, além de inaugurar o novo pátio de manobras e a duplicação da via de acesso ao aeroporto da região.

O titular do Planalto também participará da cerimônia de posse do novo diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, general João Francisco Ferreira.

À noite, em São Paulo, o presidente vai se reunir com grandes empresários brasileiros. O objetivo do encontro, articulado pelo ministro das Comunicações, Fábio Faria, é reaproximar o mandatário da República dos responsáveis pelo mercado financeiro.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?