Bolsonaro usa fala de Trump para criticar relação de Lula com Irã
O presidente brasileiro fez uma transmissão ao vivo enquanto o norte-americano se pronunciava sobre o conflito no Oriente Médio
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) fez uma transmissão ao vivo pela internet, assistindo ao pronunciamento do presidente norte-americano Donald Trump sobre o conflito com o Irã.
Em seguida, ao comentar o pronunciamento, Bolsonaro defendeu uma posição mais efetiva do Brasil diante da tensão entre os Estados Unidos e a Pérsia.
“Muitas pessoas acham que o governo deve se omitir diante dos acontecimentos”, disse Bolsonaro. “Nós temos que seguir as nossas leis. Nós não podemos extrapolar, mas acredito que a verdade tem que fazer parte do nosso dia a dia que nós queremos para o mundo”, disse o presidente.
Lula
Bolsonaro aproveitou para comparar a sua posição com a do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que manteve relações com o o Irã e defendeu o direito do país do Oriente Médio de enriquecer urânio, matéria-prima para armas nucleares, na época sob embargos dos Estados Unidos.
“O senhor Luiz Inácio Lula da Silva, quando era presidente, esteve no Irã e lá defendeu que aquele regime pudesse enriquecer urânio acima dos 20%, isso para fins pacíficos”, destacou Bolsonaro.
Ao criticar Lula, o presidente leu um artigo da Constituição Federal que regula as relações internacionais e aponta como princípios para a política externa, a defesa da paz e no repúdio ao terrorismo.