metropoles.com

Bolsonaro transfere Secretaria de Cultura para Turismo

Órgão estava no Ministério da Cidadania, sob o guarda-chuva de Osmar Terra. Filho do pastor R.R. Soares é cotado para assumir o comando

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Valter Campanato/Agência Brasil
Osmar terra
1 de 1 Osmar terra - Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) transferiu a Secretaria Especial de Cultura do Ministério da Cidadania para o do Turismo. A secretaria foi criada no início do atual governo para substituir o extinto Ministério da Cultura.

A mudança foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (07/11/2019). Com a transferência, a Secretaria de Cultura passa a ser comandada pelo ministro Marcelo Álvaro Antônio, e não mais por Osmar Terra (foto em destaque).

A transição ocorre um dia após o governo exonerar o então secretário de Cultura, Ricardo Braga. Entre os nomes cotados a assumir o órgão, está o filho do pastor Romildo Ribeiro Soares (R.R. Soares). A informação foi confirmada pelo porta-voz da presidência da República, Otávio Rêgo Barros.

A secretaria também foi alvo de disputas nos bastidores do governo. O deputado federal Alexandre Frota (PSDB-SP) tentou emplacar uma sequência de indicações, mas teria sido barrado por Terra. O parlamentar, que recebeu o aval de Bolsonaro para indicar nomes, acabou saindo frustrado do PSL.

Além da Secretaria de Cultura, Bolsonaro transfere a Comissão Nacional de Incentivo à Cultura — responsável por emitir pareceres sobre os pedidos de artistas que buscam financiamento pela chamada Lei Rouanet

O ministro Marcelo Álvaro Antônio recebe ainda o Conselho Nacional de Política Cultura, a Comissão do Fundo Nacional de Cultura e outras seis secretarias. Em nota enviada ao Metrópoles, o Ministério do Turismo informou que possui projetos conjuntos com o Ministério da Cidadania. 

“A fusão, portanto, fortalece as ações de cada área, com maior integração e ganho de eficiência – como preconiza o governo do presidente Jair Bolsonaro – impulsionando o desenvolvimento econômico e social, ampliando o acesso à cultura e ao turismo, beneficiando a população brasileira”, destacou a pasta.

Além de Bolsonaro, Terra e Álvaro Antônio, o texto é assinado pelo ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, e o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Jorge Antonio de Oliveira. 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?