metropoles.com

Bolsonaro tenta escapar de responsabilidade sobre indicações para o Centrão

Segundo o presidente, 30 mil servidores são nomeados e muitos ele não sabe a que partidos pertencem

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Presidente Jair Messias Bolsonaro cumprimenta apoiadores e fala com a imprensa
1 de 1 Presidente Jair Messias Bolsonaro cumprimenta apoiadores e fala com a imprensa - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O presidente Jair Bolsonaro disse nesta quarta-feira (03/06) que não pode ser responsabilizado por todas as nomeações feitas pelo governo, ao ouvir de um apoiador que a imprensa aponta a existência de um “gabinete do ódio” dentro da Presidência da República. Bolsonaro reclamou de ser responsabilizado pelas nomeações que tem feito para agradar o chamado Centrão e, assim, obter base no Congresso.

“Admite um cara na ponta de não sei onde, o cara é filiado não sei ao quê. O pessoal me critica”, reclamou o presidente. “Eu sou responsável por 30 mil servidores que são comissionados em todo Brasil. Entrou um cara no Banco do Nordeste agora. Trocou a Suframa. Saiu um coronel e entrou um cara. O general que está na Suframa não é do Centrão”, disse Bolsonaro a apoiadores que o aguardavam na porta do Palácio da Alvorada.

O presidente se referiu a nomeações como a do novo presidente do Banco do Nordeste, Alexandre Borges Cabral, indicado pelo Centrão para ocupar o cargo. Cabral é um dos alvos de uma apuração conduzida pelo Tribunal de Contas da União (TCU) para apurar suspeitas de irregularidades em contratações feitas pela Casa da Moeda durante sua gestão à frente da estatal, em 2018. O prejuízo é estimado em ao menos R$ 2,2 bilhões.

Já em relação à Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), o presidente estava se referindo à substituição do coronel Alfredo Menezes pelo general Algacir Polsin, que foi recentemente para a reserva, ele respondia pela 4ª Região Militar e também pelo Comando Militar da Amazônia.

Embora Bolsonaro tente se eximir da responsabilidade de cargos vendidos ao Centrão, até o momento, ele tem negociado de forma mais intensa com o PP e com o PL. Para os caciques desses partidos, Ciro Nogueira e Valdemar Costa Neto, respectivamente, o presidente já garantiu diretorias importantes de autarquias e bancos.

Embora ainda não tenha confirmado nenhum cargo, Roberto Jefferson, do PTB, já se mostra um defensor dos mais aguerridos do presidente.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?