metropoles.com

Bolsonaro tem menos da metade da aprovação do Ministério da Saúde

Liderança do presidente na crise do coronavírus é bem vista por 33% dos entrevistados pelo Datafolha; a ação da pasta é aprovada por 76%

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

Em meio à disputa aberta que abriu com governadores e à guerra fria com seu ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) recebeu na tarde desta sexta-feira (03/04) mais um sinal de que está ficando cada vez mais isolado: pesquisa Datafolha publicada pelo jornal Folha de S.Paulo registra que a liderança do chefe do Executivo federal na crise do coronavírus tem avaliação muito pior do que a dos rivais que escolheu.

O Ministério da Saúde viu seu índice de aprovação saltar de 55% para 76%, na pesquisa feita entre quarta-feira (01/04) e a manhã desta sexta (03/04), por telefone (como medida de impedir contágio via contato pessoal), justamente período em que as tensões entre o presidente e o ministro foram escancaradas. Quem gosta da postura de Bolsonaro, defensor do afrouxamento das medidas de isolamento, caiu de 35% para 33% – dentro da margem de erro, de três pontos percentuais para mais ou para menos, mas ainda assim de menos da metade da taxa da Saúde.

Também a reprovação dos dois polos dessa disputa são muito diferentes: a pasta de Mandetta viu o índice cair de 12% para 5%, enquanto Bolsonaro viu seu papel na crise ser criticado por 39% (quase oito vezes superior à taxa do ministério) – eram 33% na pesquisa anterior, feita de 18 a 20 de março.

Governadores e prefeitos também têm avaliação mais generosa do que a concedida ao presidente. A postura dos chefes dos Executivos estaduais é bem vista por 58% dos brasileiros, com os prefeitos ficando com 50% – Bolsonaro, vale lembrar, teve 33% nesse indicador.

O levantamento ouviu 1.511 pessoas. Desde a última quarta-feira, Bolsonaro voltou a atacar governadores, como João Doria, de São Paulo, e Wilson Witzel, do Rio de Janeiro; afirmou ter um “decreto pronto” para mandar reabrir todo o comércio, no país inteiro; e criticou duramente Mandetta em entrevista à rádio Jovem Pan – chegou a dizer que “faltou humildade” a seu ministro.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?